Tudo pronto para comício de Patrus com presença de Lula

Do Hoje em Dia com Portal HD
31/08/2012 às 12:41.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:54

(Eugênio Moraes)

Na tentativa de promover a candidatura de Patrus Ananias (PT), o ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em Belo Horizonte, no hotel Ouro Minas, na avenida Cristiano Machado, região Nordeste da capital mineira. Às 19h, está previsto um comício na Praça da Estação e a aposta dos petistas é que o evento pode representar a reação de Patrus na campanha, liderada até o momento, de acordo com as pesquisas, pelo prefeito Marcio Lacerda (PSB).

O candidato petista à prefeitura foi ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome durante o governo Lula.

Desde a noite de quinta-feira (30), Lula está em solo mineiro. O ex-presidente se encontrou com o presidente do PSB, Walfrido Mares Guia, um dos que tentaram articular a união entre petistas e socialistas, que acabou desfeita na reta final. Por conta da situação, Walfrido chegou a afirmar em outra oportunidade que não “estava à vontade na campanha de Marcio” e apareceu pouco até agora nos eventos de campanha do colega de partido.

Apesar disso, Walfrido não deve acompanhar Lula na agenda nesta sexta. O ex-presidente fará logo mais, o primeiro discurso nesta eleição. Antes, vai se encontrar com 30 prefeitos mineiros para uma sessão de fotos. Ele ainda terá um almoço com cerca de 100 convidados.

Ligação com BH

A presença do presidente Lula pode fazer com que o eleitorado de Belo Horizonte preste mais atenção no programa apresentado por Patrus. Pelo menos se for levada em consideração a votação dele nos últimos anos em que disputou as eleições para presidente. Lula teve na capital a maior votação entre os candidatos.

Em 2002, ele venceu José Serra (PSDB) nos dois turnos com mais de 50% de aprovação. No segundo turno o número ficou próximo de um milhão de votos. Quatro anos depois, contra Geraldo Alckmin (PSDB), mais uma vez o petista levou a melhor nos dois turnos, com 588 mil e 848 mil votos, respectivamente.

Lula também teve boa aceitação contra Fernando Collor, em 1989, quando no segundo turno teve 740 mil votos (64% do total). Porém no duelo com Fernando Henrique Cardoso, acabou derrotado em 1994 e 1998.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por