Frio no Brejo Paraibano

Areia registra ocupação de quase 100% para o mês de São João

Estabelecimentos montaram uma programação de atrações durante 30 dias de festa junina, com muito forró pé de serra, quadrilha e comida típica

Cláudio Lacerda Oliva*
turismologoali@hojeemdia.com.br
Publicado em 05/06/2024 às 13:21.

Terra do pintor Pedro Américo e capital estadual da cachaça e das flores, Areia vem registrando mínimas de 19º, mas com sensação térmica bem inferior (Gilberto Batista)

Para quem pretende curtir o mês de junho com a combinação de baixas temperaturas e a tradição das festas de interior, com certeza, escolheu Areia, no Brejo da Paraíba, como opção de destino turístico. Segundo a Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia, Atura-PB, entre hotel e
pousadas associados, 80% deles já estão com os fins de semana de todo o mês de junho com reservas esgotadas. E os 20% restantes têm entre e 80% e 90% de ocupação.

Os estabelecimentos se prepararam para receber esse público consumidor do destino Areia e montaram uma programação de atrações durante 30 dias de festa junina, com muito forró pé de serra, quadrilha e comida típica. 

O município, que é terra do pintor Pedro Américo, capital estadual da cachaça e das flores, vem registrando mínimas de 19º, mas com sensação térmica bem inferior, já que está a 630 metros acima do nível do mar. E segundo a empresa de meteorologia Climatempo, deve prevalecer para os próximos dias tempo nublado e com chuva. O que faz o friozinho continuar firme por Areia. E claro, ser um apelo forte para a escolha dos turistas pela cidade.

Com a aproximação do inverno, as expectativas ganham outras proporções para os meses da estação na cidade. Além disso, Areia dispõe de excelentes equipamentos turísticos para o público fã do friozinho. Uma gastronomia de massas, filés bovinos e fondues que harmonizam bem com vinhos e com cachaças premiadas nacional e internacionalmente.

O que também atrai o visitante a Areia são o casario colorido e os museus. Como o Museu Casa do Pintor Pedro Américo recém revitalizada e o Casarão José Rufino, construção de 1818, que passou por reforma e agora foi devolvida ao público. Um local que merece ser preservado para que o passado de escravização nunca mais se repita. É nele em que há uma senzala urbana.

É também em Areia onde está o primeiro teatro da Paraíba, o Teatro Minerva, de 1859. 

E se você deseja conhecer engenhos, muitos deles estão abertos à visitação, com opções de lazer. Areia reúne também uma variedade de cafés no centro da cidade e na zona rural, floriculturas e balneário que fazem um receptivo diferenciado.

Esses dados vêm se consolidando há mais de uma década sempre nos meses de junho e julho. E isso faz com que a cidade se empodere ainda mais para continuar empreendendo e fortalecendo o turismo sustentável. Por isso o surgimento de novos empreendimentos no município.

De acordo o presidente da Atura, Professor Leonaldo Alves, "como Areia costuma entregar excelentes condições de tarifas de hospedagem,  gastronomia de sabores ímpares e ambientes que valorizam a regionalidade dentro da junção da simplicidade com a sofisticação da identidade local, isso faz com que o município tenha excelentes avaliações e seja sempre a primeira opção para fins de semana de diversão e de
descanso, principalmente nesta época do ano".

O São João em Areia tem o apoio incondicional do Areia Convention & Visitors Bureau, entidade empenhada em divulgar o destino para todo o país. 

* Diretor Executivo da Assimptur

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por