8 de junho a 13 de julho

Cidade Junina ajuda BH a se tornar referência em turismo

Evento privado será no Mirante Beagá; cada ano, cresce em número e quantidade de atrações

Cláudio Lacerda Oliva*
turismologoali@hojeemdia.com.br
Publicado em 13/05/2024 às 13:32.

O Carnaval projetou Belo Horizonte para todo o país e até outras partes do mundo graças ao jeito mineiro de receber os visitantes e a animação contagiante. E, se depender da organização da Cidade Junina, os meses de junho e julho também serão de intensa movimentação no município, com turistas em busca de experiências em festas típicas.

O evento privado, que neste ano será entre os dias 8 de junho e 13 de julho, no Mirante Beagá, cresce a cada ano tanto em número quanto em quantidade de atrações. 

Logo após a Cidade Junina, começa o Arraial de Belo Horizonte, iniciativa tradicional que também tem atraído muitos visitantes em busca dos típicos festejos juninos. Para Kiko Gravatá, gestor da naSala, empresa que realiza a festa no Mirante Beagá, a força do evento privado ajuda a firmar a capital mineira como referência em turismo no período junino.

"A nossa Cidade Junina começa no início de junho e quando termina, em julho, na semana seguinte já é iniciada a programação do evento da prefeitura. Com isso, garantimos o fluxo de pessoas no município entre o junho e agosto e a movimentação da cadeia econômica", diz.

"Estamos numa construção intensa desde 2021, quando iniciamos o projeto naCidade, com a temporada natalina, a partir da necessidade de proporcionar para BH um evento que fosse além do tradicional Natal contemplativo: que proporcionasse uma experiência imersiva ao público. Em 2022, o projeto se expandiu e lançou sua temporada Junina, com o intuito de celebrar esta festa cultural tão adorada pelo povo mineiro, mantendo a experiência imersiva associada a música boa, gastronomia típica e, ainda, colocar de volta à agenda de eventos de BH e Minas as festas juninas que vinham perdendo sua força e expressão na capital", relata Kiko Gravatá.

Nas duas edições realizadas, mais de 150 mil visitantes passaram pela Cidade Junina e a projeção é que mais de 1,5 milhão de pessoas foram impactadas com a comunicação do evento.

"Conseguimos mensurar de onde o nosso público sai por meio das vendas de ingressos. Para se ter uma ideia, já recebemos mais de oito mil pessoas de localidades mineiras diferentes de Belo Horizonte e quase 600 de outros estados. A nossa intenção é atrair, além dos moradores da capital mineira, mais turistas de fora e estamos direcionando esforços para
isso", detalha o gestor da naSala.

A Cidade Junina, que hoje é um dos eventos mais aguardados do calendário cultural de Belo Horizonte, anunciou recentemente as atrações para a edição de 2024. A iniciativa apresenta dois formatos para o público: à noite, a "Festança" vai agitar os adultos no clima de São João, com cenografias instagramáveis e experiências gastronômicas, além dos grandes shows.

Já durante o dia, a "Cidadezinha" será o ponto de encontro para pequenos, famílias e aqueles que buscam celebrar a cultura junina com tranquilidade, desfrutando o melhor das comidas típicas e espetáculos musicais.

Mais informações: www.nacidadebh.com.br

* DiretorExecutivo da Assimptur

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