No Alpes

Descubra atividades de verão para fazer em Courchevel, na França

Região tem variedade de atividades que proporcionam diversão com trilhas ecológicas guiadas onde crianças e adultos podem explorar a rica biodiversidade alpina

Cláudio Lacerda Oliva*
turismologoali@hojeemdia.com.br
Publicado em 24/06/2024 às 14:28.

Conhecida mundialmente como um dos destinos de esqui mais luxuosos e cobiçados pelos brasileiros na França, Courchevel revela um novo cenário com o fim da temporada de inverno. No lugar das pistas e dos picos nevados, as paisagens ganham tons de verde durante os meses de verão.

A região se transforma em um refúgio de elegância e aventura, oferecendo uma ampla gama de atividades e atrações que prometem agradar aos visitantes de todas as idades e perfis. 

Seja para uma viagem em família, em casal ou mesmo em um grupo de amigos, Courchevel apresenta uma variedade de atividades que proporcionam diversão com trilhas ecológicas guiadas onde crianças e adultos podem explorar a rica biodiversidade alpina, enquanto o parque de aventura oferece escalada em árvores e tirolesa, garantindo muita adrenalina.

Além disso, o lago Biollay, com suas águas cristalinas, é perfeito para piqueniques e passeios de pedalinho em um ambiente relaxante e seguro para todos. Listamos abaixo algumas das melhores atividades para curtir o verão europeu em uma estação de esqui.

Sentier du Creux de l'Ours 

Para quem prefere atividades ao ar livre mais tranquilas, a trilha Sentier du Creux de l'Ours é uma alternativa familiar ao longo do circuito da Vallée des Avals. Essa nova trilha, com um terreno arborizado, rochoso e rústico, começa no lago de La Rosière e leva os caminhantes até a Cascade des Poux, pontilhada com placas que indicam os nomes das belas flores silvestres ao longo do caminho.

A trilha segue até Biol, antes de pegar o Creux de l'Ours para retornar ao platô de Belvédère, onde é possível apreciar a vista do Dent du Villard a partir do prado de Pralin. 

Centro aquático Aquamotion

Para uma alternativa relaxante, o maior centro aquático europeu, conta com 15 mil metros quadrados, no coração dos Alpes, e tem piscinas aquecidas indoor e outdoor. O impressionante exterior se assemelha a uma nave espacial feita de vidro e madeira e um enorme teto inclinado, em forma de onda. O Aquamotion ainda oferece aos visitantes uma estrutura completa com lojas, restaurantes, toboáguas, spa, salão de beleza, espaço kids, sauna e muito mais.

Lago du Praz

Populares pela acessibilidade, os lagos du Praz e de La Rosière são atrações imperdíveis no verão de Courchevel. O du Praz está localizado no coração do vilarejo de mesmo nome, onde é possível nadar e pescar.

Lago La Rosière

Esse belo lago de águas cristalinas azul-celeste, localizado aos pés do vale Avals em Courchevel Moriond, é o ponto de partida para muitas caminhadas, incluindo uma trilha botânica. Há dezenas de mesas de piquenique e churrasqueiras espalhadas pelo local, bem como uma pista de atividades e uma passarela que cruza o lago.

Circuito de Via Ferrata

Localizada nos penhascos com vista para o lago La Rosière, a Via Ferrata é um circuito de escalada acessível a todos, com aproximadamente 600 metros de comprimento, envolvendo uma travessia baixa, uma ponte e uma subida na floresta usando cordas. A rota permite que iniciantes e crianças apreciem a paisagem montanhosa como as Cascades des Poux. O circuito termina em uma bucólica rocha plana na borda da floresta de pinheiros, que desce até o lago por um caminho curto.

Pista de patinação no gelo

Se estiver sentindo falta do clima frio e da neve, vá até a pista de patinação no gelo de Courchevel que foi construída em 1986 para os Jogos Olímpicos de 1992, e hoje é a casa do Hockey Club Courchevel Méribel Pralognan. Lá é possível praticar atividades como a patinação
no gelo. 

Fazenda Pralong

Courchevel é uma das maiores áreas produtoras de queijo Beaufort na Savoie, reconhecido desde 1968 como "Denominação de Origem Protegida" (indicações geográficas definidas na legislação da União Europeia para proteger nomes das cozinhas regionais). Durante todo o
verão, você pode visitar os animais como porcos, coelhos, galinhas, cabras e ovelhas na Ferme Pralong, entre Courchevel 1850 e Pralin (Courchevel Moriond).

A fazenda organiza, em duas datas no verão, um dia de encontro com o fazendeiro alpino para os visitantes participarem da fabricação de queijo ao ar livre, seguido de um almoço nas montanhas. As visitas guiadas são
gratuitas e acontecem uma vez por semana.


Ciclismo de montanha

Para queimar todo o queijo degustado na fazenda, vá para as encostas em uma mountain bike ou em bicicletas elétricas. Para os mais aventureiros, descubra a trilha vermelha de La Vallée Sauvage des Avals, que percorre o coração dos campos alpinos antes de cruzar o vale secreto de Les Avals (saída de Courchevel Moriond).

Uma outra opção é experimentar a trilha azul Les Hameaux, que leva os ciclistas a 20 pequenos vilarejos e aldeias, começando em Bozel. Há também a L'Intégral, a mais longa pista de mountain bike da região, que começa acima de dois mil metros de altitude em La Saulire e percorre por 13 quilômetros montanha abaixo.

* Diretor Executivo da Assimptur

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por