Até dia 24

Diamantina divulga programação especial de Natal

Casa do Papai Noel ficará montada no Largo Dom João até dia 15 de dezembro

Cláudio Lacerda Oliva*
turismologoali@hojeemdia.com.br
Publicado em 09/12/2024 às 14:31.Atualizado em 09/12/2024 às 14:48.
Abertura do evento é um convite a todos para se conectarem com a rica cultura da cidade permeada entre a fé, musicalidade, a mineiridade e ainda as tradições do Natal (Diamantina/ Divulgação)
Abertura do evento é um convite a todos para se conectarem com a rica cultura da cidade permeada entre a fé, musicalidade, a mineiridade e ainda as tradições do Natal (Diamantina/ Divulgação)

Até o dia 24 de dezembro, a histórica Diamantina será o palco de um dos eventos mais vibrantes da temporada natalina em Minas: o projeto "Santa Fé - Diamantina Natalina", uma realização da Prefeitura de Diamantina e do Governo do Estado. A magia do Natal promete transformar a cidade em um espetáculo de luzes, música, teatro e mineiridade, convidando  moradores e turistas a vivenciarem momentos especiais e inesquecíveis.

A abertura do evento é um convite a todos para se conectarem com a rica cultura da cidade permeada entre a fé, musicalidade, a mineiridade e ainda as tradições do Natal. Um cortejo instrumental  marca a chegada do Papai Noel para uma das experiências mais aguardadas, a Casa do Papai Noel ficará montada no Largo Dom João até dia 15 de dezembro, se destacando como um espaço para as crianças estarem com o bom velhinho para fotos e se divertirem com contação de histórias.

Durante a comemoração, as praças e ruas de Diamantina estão adornadas com  muitas luzes de Natal, criando uma atmosfera mágica e acolhedora onde o público irá se encantar com uma programação gratuita para todas as idades. 

Na cidade conhecida pela musicalidade e receptividade, não poderia faltar a tradicional Vesperata da Rua da Quitanda, que será realizada no dia 14 de dezembro em edição especial adaptada a "Natalrata Concert", com a participação de grupos locais, artistas convidados e a presença simbólica de Juscelino Kubitschek em homenagem ao ex-presidente diamantinense representante nacional do progresso e fundador da Cemig, reforçando a conexão da cidade com sua história e suas raízes. 

As atrações não param por aí,  apresentações musicais, cortejo musical, concertos nas igrejas e  teatros, com espetáculos natalinos e folclóricos irão contagiar a todos celebrando o espírito natalino. Além disso, o "Cinema na Praça" proporcionará exibições de filmes clássicos de Natal, criando um ambiente ao ar livre perfeito para momentos de confraternização. 

O projeto concretizado por meio da JH Eventos, especialista em projetos culturais, partiu de um trabalho conjunto do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ricardo Luiz Santos e da gestora cultural da empresa, Huemara Neves. O secretário, compartilhou a alegria com o início do projeto.

"Diamantina é uma cidade singular, repleta de encantos e tradições que nos conectam às nossas raízes. Durante esta festividade, teremos a oportunidade de vivenciar o calor humano dos mineiros, suas histórias fascinantes e a musicalidade que ecoa em cada canto desta terra. A tradição do Natal em Diamantina é marcada pelo amor, pela união e pela esperança. Aqui, cada luz acesa nas praças representa um desejo realizado; cada canção entoada pelas bandas é uma celebração da nossa cultura rica. Convidamos todos vocês a se juntarem a nós nesta jornada mágica. Venham sentir a energia contagiante da nossa gente! Porque sim, Diamantina está na moda – não apenas por sua beleza natural, mas pela sua capacidade infinita de encantar!"

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura do estado em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro.

Os projetos patrocinados pela companhia, por meio da Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.

"Santa Fé - Diamantina Natalina" tem o patrocínio da CEMIG, gestão da JH Eventos e realização da Prefeitura Municipal de Diamantina e Governo de Minas Gerais — Governo Diferente, Estado Eficiente.

*Diretor executivo da Assimptur 

Leia mais 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por