Mais de 13 mil opções

Dubai pretende se transformar em uma das grandes capitais gastronômicas do mundo

É o que demonstram as avaliações de consultorias renomadas, como o Guia Michelin e a Gault&Millau

Cláudio Lacerda Oliva*
turismologoali@hojeemdia.com.br
Publicado em 14/02/2024 às 17:11.
Estudo também destaca que Dubai é a segunda cidade do mundo em relação à densidade de opções gastronômicas, com mais de 13 mil restaurantes e cafés (Divulgação / Dubai)
Estudo também destaca que Dubai é a segunda cidade do mundo em relação à densidade de opções gastronômicas, com mais de 13 mil restaurantes e cafés (Divulgação / Dubai)

Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, tem planos de se tornar uma capital gastronômica mundial. Por este motivo, a cidade vem realizando e atraindo cada vez mais investimentos no setor, e os resultados já são positivos. É o que demonstram as avaliações de consultorias renomadas, como o Guia Michelin e a Gault&Millau, assim como o relatório anual da indústria gastronômica, divulgado pelo Departamento de Economia e Turismo de Dubai (DET), que aponta que os visitantes internacionais estão mais satisfeitos com o custo-benefício da gastronomia na cidade.

De acordo com os dados, o número de turistas internacionais satisfeitos com o valor pago pelas refeições cresceu de 54%, em 2022, para 66%, em 2023. Entre os moradores do emirado, a satisfação com o cenário gastronômico também aumentou, a frequência com que visitam restaurantes passou de 1.8 para 2.9 vezes por semana, e, 69% dos residentes já considera Dubai um hub gastronômico mundial.

O estudo também destaca que Dubai é a segunda cidade do mundo em relação à densidade de opções gastronômicas, com mais de 13 mil restaurantes e cafés. Os resultados do relatório refletem os investimentos no setor e os esforços de divulgação do destino que investe em uma estratégia coordenada em linha com a Agenda Econômica D33, que visa dobrar a economia de Dubai em até 10 anos e tornar a cidade um dos principais destinos do mundo para negócios e lazer.

Consultorias do setor também fazem avaliação positiva
A cena gastronômica da cidade tem ganhado cada vez mais notoriedade. Em 2023 foi lançada a segunda edição do Guia Michelin Dubai que premiou 90 restaurantes, representando 23 culinárias que vão desde a tradicional comida emirati a cozinhas contemporâneas de chefs renomados.

O famoso guia de restaurantes francês Gaut&Millau também divulgou em 2023 uma seleção de 113 restaurantes em Dubai com foco em sabor, qualidade, criatividade e simplicidade na cozinha. Dubai recebe, também, um festival que busca valorizar e destacar a culinária, o Dubai Food Festival, cuja 11ª edição acontece entre 19 de abril e 12 de maio deste
ano.

O relatório anual da indústria gastronômica de Dubai foi produzido pelo departamento de festivais e varejo e foi compartilhado com líderes do setor de restaurantes, hotéis e turismo, além de especialistas da área.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por