Maior do mundo

Emirates divulga números referentes à operação gastronômica

Companhia totalizou 215 mil refeições por dia em todo o mundo

Cláudio Lacerda Oliva*
turismologoali@hojeemdia.com.br
Publicado em 16/02/2024 às 15:23.

A Emirates, a maior companhia aérea internacional do mundo, compartilhou alguns números da sua ampla operação gastronômica, como quantidades consumidas de produtos gourmet e números de chefs dedicados, além da atenção aos detalhes necessários para oferecer refeições requintadas em seus voos para mais de 77 milhões de clientes por ano.

A Emirates realiza 490 voos diários e serve 149 refeições a cada minuto, totalizando o número incrível de 215 mil refeições por dia em todo o mundo. São necessários 1.400 chefs dedicados para preparar essas refeições nas amplas instalações da Emirates Flight Catering, em Dubai, e
em fornecedores parceiros pelo mundo. 

Ao longo de um ano, os clientes em voos da Emirates consumiram uma grande variedade de refeições nutritivas e deliciosas de uma biblioteca de 2.200 receitas variadas a cada mês. Equilibrando carboidratos, proteínas e vegetais essenciais, a Emirates serviu 6 milhões de quilos de frango  fresco, 350 mil quilos de carne bovina, 266 mil quilos de filés de salmão do
Atlântico, 2,2 milhões de quilos de batatas inteiras, 1,7 milhão de quilos de ovos pasteurizados e 3,1 milhões de quilos de pães e doces recém-assados, além de milhares de refeições veganas e vegetarianas.

Elevando a culinária da Emirates com sabor e talento epicuristas, os chefs usam uma grande variedade de ingredientes para criar pratos deliciosos para todas as cabines. Em um ano, os chefs da Emirates usam mais de 938 mil quilos de creme fresco, 32 mil quilos de castanha de caju com Masala, 98 mil quilos de morangos frescos e 42 mil quilos de folhas da Bustanica, a maior fazenda vertical do mundo de propriedade da Emirates.

Os clientes da First Class e Business Class que apreciam a excelente qualidade dos produtos a bordo consumiram 3,5 milhões de garrafas individuais de azeite e vinagre balsâmico da aclamada empresa italiana
Monte Vibiano, 14 mil quilos de queijo feta da Yarra Valley da Austrália e consumiram 1,2 milhão de filés mignon em um ano. Enquanto isso, na First Class, os clientes consumiram caviar ilimitado no ano passado, que atingiu a quantidade impressionante de 10.350 quilos dessa iguaria.

Para criar pratos que se equiparam aos servidos nos melhores restaurantes, a Emirates utiliza ingredientes de alta qualidade e renome mundial e especialidades regionais, como trufas, foie gras, bacalhau preto, lagosta canadiana, peito de frango alimentado com milho, alga nori japonesa, massa artesanal da Emirates, sushi e peixe glacier 51. Os pratos também contam com guarnições gourmet como especiarias Bzar do Golfo, manteiga Beurre D'Isigny, folhas de ouro e prata servidas em mais de 300 sobremesas da Emirates, sal rosa do Himalaia, açafrão e flores comestíveis para uma apresentação delicada e perfumada.

Em várias rotas na Europa, a Emirates oferece aos clientes da Economy Class potes individuais de sorvete Marshfield orgânico cremoso com 60% de conteúdo lácteo proveniente de uma fazenda familiar em Cotswolds, no Reino Unido. Nas rotas que partem da Irlanda, a Emirates serve iogurte da Killowen Farm, produtora de iogurte lácteo de origem local.

Até os lanches a bordo dos voos da Emirates são sofisticados e cuidadosamente selecionados. No ano passado, os clientes da Emirates consumiram 2 milhões de pacotes de nozes mistas de vários tamanhos, 250 mil tâmaras, 22 mil quilos de azeitonas Kalamata e mais de 40 milhões de pedaços de chocolate gourmet. Além da seleção exclusiva de vinhos e champanhe de classe mundial, os clientes da Emirates também beberam 1,2 milhão de litros de suco de laranja, consumiram 2,3 milhões de sachês de chá e 70.300 quilos de café moído.

Para completar a experiência gastronômica requintada e garantir que todos os clientes "voem melhor", a tripulação de cabine de classe mundial da Emirates oferece serviços e hospitalidade impecáveis nos céus. A tripulação de cabine passa por treinamento extensivo sobre as melhores práticas de serviço, preparo de alimentos, recomendações de combinação de vinhos e pratos, serviço de chá e café, incluindo serviço de café árabe e muito mais. Isto faz parte da estratégia de hospitalidade da Emirates, que se concentra em fornecer quatro pilares de serviço nos céus: excelência, atenção, inovação e paixão.

* Diretor Executivo da Assimptur

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