
Um dos destinos mais cobiçados do Rio Grande do Norte, a Praia da Pipa se prepara para receber a quarta edição do Festival Gastronômico Sabores da Pipa, que acontece de 3 a 13 de abril. O evento, que já se consolidou no calendário oficial do município e do estado, promete uma experiência única para turistas e moradores, unindo o melhor da gastronomia, sustentabilidade e cultura em um circuito que movimenta toda a cadeia produtiva do setor.
Com um formato que valoriza tanto a experiência dentro dos restaurantes, bares e hotéis participantes quanto atividades ao ar livre, o festival contará com um circuito gastronômico dentro dos estabelecimentos inscritos, onde chefs e bartenders criarão pratos especiais, entradas, drinks e sobremesas vendidos a preços fixos e promocionais.
"O Sabores da Pipa não tem caráter competitivo, mas sim a missão de fortalecer toda a cadeia gastronômica local, do produtor ao comensal, passando por comerciantes e profissionais da cozinha. Nossa meta é oferecer uma experiência inesquecível e tornar Pipa um destino turístico gastronômico cada vez mais reconhecido", destaca Adrianne Amorim Ciantelli, produtora do festival.
A programação da edição 2025 também inclui a Arena Gastronômica Saberes e Sabores, que será montada na Praça do Pescador, de quinta a domingo, entre os dias 10 e 13 de abril. O espaço reunirá barracas de comidinhas, produtores locais, espaço para patrocinadores, palestras e oficinas ministradas por renomados chefs e especialistas em outras áreas da gastronomia, além de apresentações artístico-culturais.
A abertura oficial do festival será marcada pela já tradicional e esperada festa de lançamento, reunindo imprensa, influenciadores, estabelecimentos participantes e patrocinadores. Já a festa de encerramento no domingo, dia 13 de abril, contará com uma ação beneficente, onde um prato especial será vendido a preço popular.
Toda a renda arrecadada será destinada à Campanha "Ajude o Gomes", agente ambiental que coleta e destina adequadamente materiais recicláveis por toda Tibau do Sul.
"A gastronomia tem um impacto imenso na economia e no turismo. Em 2024, batemos o recorde de participação, com 47 estabelecimentos participantes e um público que movimentou significativamente a vila. Para 2025, queremos ampliar essa experiência e consolidar ainda mais a Praia da Pipa como um destino gastronômico de excelência", explica Adrianne.
O Festival também reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e inclusão social. Seguindo o conceito gastronomia km0 (quilômetro zero), o evento incentiva o uso de ingredientes produzidos localmente, promovendo a economia regional. Além disso, haverá coleta e destinação adequada de resíduos recicláveis, realizada por catadores cadastrados no município, e a participação de alunos e mestres da UFRN nos estabelecimentos e oficinas, consolidando ainda mais a parceria com a Escola Agrícola de Jundiai, que iniciou em 2024, através dos cursos de Gastronomia e de Ciências Agrárias.
"A gastronomia é uma forma poderosa de contar histórias, criar conexões entre pessoas e promover um destino. O Sabores da Pipa quer proporcionar experiências memoráveis e, ao mesmo tempo, contribuir para o crescimento sustentável do setor. Estamos a todo vapor, ou melhor com muito gás, para realizarmos mais uma edição de sucesso", finaliza Adrianne Amorim Ciantelli.
* Diretor Executivo da Assimptur