Tradição

Festival Kreol é um símbolo de resistência em Seychelles

Cerimônia de abertura acontece na capital Victoria, com direito a discurso do presidente do país e seguida por uma folia nas ruas da cidade

Cláudio Lacerda Oliva*
turismologoali@hojeemdia.com.br
11/08/2024 às 09:23.
Atualizado em 11/08/2024 às 09:23
Festival Kreol é um símbolo de resistência em Seychelles (Michel Denousse)

Festival Kreol é um símbolo de resistência em Seychelles (Michel Denousse)

As Ilhas Seychelles costumam entrar em listas de viagem dos sonhos por conta das praias que estão entre as mais belas do mundo. Este é realmente um fator relevante, mas o que faz com que a experiência do viajante no destino se torne única: o povo.

Os seychellois são extremamente hospitaleiros e amam compartilhar suas histórias e heranças culturais com os visitantes. É possível notar isso desde quando pisamos no aeroporto, até quando frequentamos hoteis, restaurantes, ou simplesmente os encontramos no mercado ou na praia.

Mas uma ótima época para se conectar ainda mais com a essência de Seychelles é no mês de outubro, quando o Festival Kreol (como é chamado na língua nativa) promove a cultura diversa do país.

Quando tudo começou 

O evento teve início em 1985 para celebrar e manter as tradições africanas, europeias e asiáticas que se misturaram no arquipélago em meio ao Oceano Índico. Essas influências criaram a cultura creole seychelloise, que está fortemente presente na atualidade inclusive em
um de seus idiomas oficiais. 

Quando e onde

O Festival Kreol conta com atividades espalhadas pelas ilhas de Mahé (onde está localizado o aeroporto internacional), Praslin e La Digue. Embora sua data oficial seja a última semana do mês de outubro, um clima contagiante marca presença durante todo o mês.

O que esperar do evento

A cerimônia de abertura acontece na capital Victoria, com direito a discurso do presidente do país e seguida por uma folia nas ruas da cidade, onde barracas de comida com pratos típicos podem ser encontradas para que a culinária local também seja enaltecida e saboreada.

A programação completa da trigésima nona versão do festival ainda não foi publicada. Em todo caso, o turista pode programar as férias para este período e esperar o melhor da cultura creole nas diversas formas: música ao vivo, espetáculos musicais, artesanatos, gastronomia, missas, e até uma cerimônia de casamento tradicional.

O turista também poderá acompanhar concursos de dança, de moda e a premiação de documentários que destacam as origens e tradições do país. Brincadeiras para ver quem escala coqueiro mais rápido e competições de esportes aquáticos também garantirão bons momentos, seja em uma  viagem solo ou com toda a família.

* Diretor Executivo da Assimptur

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por