11 a 30 de abril

Festival Raízes de Porto Seguro celebra ancestralidade africana na Bahia

Evento será realizado, também, em Arraial d'Ajuda, Trancoso e Caraíva

Cláudio Lacerda Oliva*
turismologoali@hojeemdia.com.br
Publicado em 17/02/2025 às 18:15.
Para a edição deste ano, restaurantes participantes desenvolverão pratos que seguirão as técnicas e modo de preparo que foram contribuições das raízes africanas (Divulgação / Festival Raízes)
Para a edição deste ano, restaurantes participantes desenvolverão pratos que seguirão as técnicas e modo de preparo que foram contribuições das raízes africanas (Divulgação / Festival Raízes)

A edição de 2025 do Festival Raízes de Porto Seguro está chegando e vem para homenagear e celebrar toda força e representatividade da Ancestralidade Africana na história e gastronomia brasileira, e especificamente na culinária baiana. O Festival é uma realização da Abrasel, correalização da Prefeitura de Porto Seguro (através da Secretaria de Turismo), Senac e com o apoio do Sebrae.

O tema central do evento, que acontecerá de 11 a 30 de abril, é focado nas influências africanas na nossa cultura, e tem como objetivo manter vivos os sabores e as tradições que o tempo não apagaram. As inscrições para os estabelecimentos participantes já estão abertas.

O Festival Raízes acontecerá na cidade de Porto Seguro e seus distritos: Arraial d'Ajuda, Trancoso e Caraíva. A edição do ano anterior foi um verdadeiro marco, reafirmando o compromisso com a cadeia produtiva local, incentivando o uso de ingredientes e materiais da região, e com isso trazendo um retorno direto e significativo na economia regional. Foram
cerca de 6 milhões de reais injetados na economia e um alcance de 2 milhões de pessoas pelas redes sociais, a edição desse ano promete atingir números ainda maiores.

Desde o momento de sua origem, o Festival Raízes tem na essência de seu DNA o apelo a temas que transcendem aos paladares e que constroem os pilares da gastronomia nacional. Falar sobre a Ancestralidade Africana é contar sobre as ricas histórias por trás de cada prato, ingrediente e insumo.

Colocando esse tema em evidência, se põe em destaque importância de se valorizar a história e a forte influência do povo africano na nossa gastronomia e cultura. Vários pratos nacionalmente conhecidos tiveram a sua origem e a sua construção através dos imigrantes africanos.

Para a edição do Festival Raízes desse ano, todos os restaurantes participantes desenvolverão pratos que seguirão as técnicas e modo de preparo que foram contribuições das nossas raízes africanas e que ainda hoje em dia estão presentes na nossa cultura alimentar. Mais que um
evento, o Festival Raízes é um momento de honrar as tradições e fortalecer os laços entre arte culinária e memória afetiva.

* Diretor Executivo da Assimptur

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por