Além de abrigar alguns dos cenários naturais mais incríveis do Chile, a Região dos Lagos e Vulcões conquista viajantes do mundo inteiro com uma inesquecível gastronomia. Baseada em ingredientes locais e métodos de preparo tradicionais, a culinária do destino explora sabores herdados das culturas pré-colombiana, alemã e criolla.
O restaurante do hotel-boutique AWA, em Puerto Varas, principal destino turístico da região, faz questão de preservar a história e os costumes locais nas receitas. Todos os ingredientes são comprados de produtores locais ou colhidos na horta orgânica do hotel, que é resultado de um trabalho de muita dedicação e carinho. Essas iniciativas garantem alimentos sempre fresquinhos e de altíssima qualidade.
O objetivo central da equipe de gastronomia é fazer com que esses ingredientes não sejam apenas elementos culinários, mas sim os grandes protagonistas de cada prato. No cardápio do almoço, por exemplo, destacam-se entradas como o crustáceo picoroco frito. Há, também, delícias como o carpaccio de cervo vermelho, que leva finas fatias de carne com o famoso sal da vila chilena de Cáhuil, toques de avelã, purê de castanha com pimenta austral e beterraba orgânica.
O cordeiro na brasa com ensopado de repolho, por sua vez, é uma das opções mais imperdíveis entre os pratos principais. Tradicional entre as famílias de Futaleufú, comuna na Região dos Lagos e Vulcões, o caldo acompanha vegetais da estação e molho de vinho tinto.
Outro sucesso absoluto é o cervo com repolho e spätzle. O prato é uma herança da população alemã e acompanha alho negro e molho de cidra de maçã.
Para finalizar o almoço em alto estilo, o visitante ainda pode provar sobremesas como mil folhas de maçã verde e kuchen (bolo alemão) de marmelo e amora. Outro doce que faz sucesso é o pudim com infusão de licor Träkál, bebida feita com maçãs, peras e ervas da Patagônia chilena.
Já no jantar, o AWA prepara alimentos leves, mas perfeitos para recarregar as energias após um dia de passeios pelo destino. As opções variam de ceviche de salmão e sopa de vegetais a carnes e peixes, como a merluza austral. Há também sobremesas, a exemplo do mousse de chocolate, dos sorvetes artesanais e do créme brûlée.
Eventos gastronômicos
A gastronomia também inspira diversos eventos realizados no hotel-boutique. Um bom exemplo é o jantar que celebra os 30 anos da uva Carménère no Chile, marcado para 25 de julho.
O evento terá uma seleção incrível de vinhos, que poderá ser degustada na companhia de Aurelio Montes Hijo, enólogo da Vinícola Montes, uma das mais tradicionais do país. A refeição, por sua vez, será desenvolvida pela equipe do restaurante do AWA em parceria com um convidado especial, o chef Sergio Barroso. Com mais de 20 anos de experiência, o profissional é especializado em alta gastronomia e comanda o restaurante Olam, que fica em Santiago e integra a conceituada lista 50 Best Restaurants Latam.
Mais informações: www.hotelawa.cl
* Diretor Executivo da Assimptur