De abril a maio

Ilhabela será polo gastronômico durante Festival Sabores da Praia

Evento acontecerá na melhor época para visitar a ilha, com praias praticamente vazias e temperatura agradável

Cláudio Lacerda Oliva*
turismologoali@hojeemdia.com.br
Publicado em 05/03/2024 às 17:45.
Dadinhos de Taioba são uma releitura produzida pelo Chef Rodrigo Oliveira do famoso dadinho de tapioca (Jessica Aquino)

Dadinhos de Taioba são uma releitura produzida pelo Chef Rodrigo Oliveira do famoso dadinho de tapioca (Jessica Aquino)

A diversidade gastronômica será um dos pontos altos do 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia - Edição Ilhabela, que será realizado entre os dias 18 de abril e 19 de maio nos principais restaurantes e similares do arquipélago, situado a 210km da capital paulista.

De norte a sul de Ilhabela, dezenas de estabelecimentos estarão participando do evento, que se transformará em um corredor gastronômico repleto de restaurantes, gastrobares, pizzarias, cafeterias, sorveterias e até hotéis e pousadas com pegada gastronômica, que já estão se preparando para receber o público que prestigiará o festival.

O evento acontecerá na melhor época para visitar Ilhabela, localizada no litoral norte do estado de São Paulo, com praias praticamente vazias e temperatura agradável. Além de ser um dos destinos preferidos dos amantes da boa gastronomia, a cidade é repleta de praias, cachoeiras, trilhas, ecoturismo, birdwatching, mergulho, esportes náuticos, cultura e história. 

Pratos participantes
Entre os restaurantes participantes estão o Ahara Bistrô, Atelier do Tonhão, Banana da Terra, Eme Haus, Espaço Tangará, Flamboyant, Hotel Ilhabela, Hygge, Jirêh, Makai, Portofino, Portu-Brasil, Rei da Praia, Sandara, Uno Gastronomia, Viana Praia, Vila Siriúba, entre outros. Em breve todos os pratos estarão no site oficial do evento.

Famoso por preparar a melhor casquinha de camarão do Brasil (e do mundo, de acordo com frequentadores), o Viana Praia preparou um prato à base de peixe que é a cara do clima praiano e bem típico da região. O Peixe Caiçara 2.0 será servido com um pescado fresco do dia envolto a papillote de folha de bananeira.

A criação do Chef Eugen Schoof será acompanhada por vinagrete de feijão fradinho com lulas e uma típica farofa de taioba com banana da terra, com farinha de mandioca produzida pelos caiçaras tradicionais da bucólica Ilha de Búzios, uma das ilhas que compõem o arquipélago de
Ilhabela.

A taioba, hortaliça típica da região, também será um dos ingredientes utilizados no preparo de um petisco muito conhecido e queridinho dos brasileiros que o Banana da Terra, localizado na mais famosa praia de Ilhabela, a Castelhanos, ofertará ao público durante o festival. 

Os Dadinhos de Taioba são uma releitura produzida pelo Chef Rodrigo Oliveira do famoso dadinho de tapioca. A versão da casa traz a taioba, que é uma Panc (Planta Alimentícia Não Convencional), muito presente no dia a dia da cozinha caiçara. O sabor é bem direrenciado e combina muito bem com geleia de pimenta.

O conceituado Portu-Brasil, que há décadas aguça os paladares de moradores e turistas com uma cozinha especializada em iguarias ibéricas, escolheu um prato originário da Ilha da Madeira para participar do festival. O Chef Manuel Macedo Fernandes, porém, deu um toque brasileiro
todo especial ao prato, A Feijoada de Lula que o público poderá degustar no evento será servida com farofa de couve. Ao contrário das feijoadas tradicionais, o prato é preparado com feijão branco. Macedo acrescentou cenoura, linguiça e especiarias, que fizeram toda a diferença no sabor final do prato.

Mais informações: www.saboresdapraia.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por