Negócios

Inovação, sustentabilidade e competitividade no ramo do turismo são debatidos em congresso em BH

Evento é patrocinado pela Belotur

Cláudio Lacerda Oliva*
turismologoali@hojeemdia.com.br
31/10/2024 às 14:44.
Atualizado em 31/10/2024 às 14:56

Evento é destinado a profissionais do setor de turismo, gestores culturais, acadêmicos e executivos que buscam inovar práticas, promovendo a sustentabilidade (Divulgação / PBH)

Será realizado em Belo Horizonte, em 30 e 31 de outubro, o 1º Congresso Nacional de Turismo e Cultura Sustentável. O evento é destinado a profissionais do setor de turismo, gestores culturais, acadêmicos e executivos que buscam inovar as práticas, promovendo a sustentabilidade e impulsionando a competitividade dos negócios e destinos.

O congresso é patrocinado pela Belotur, por meio do Edital "Belo Horizonte - Cidade dos Eventos", iniciativa da empresa municipal que fomenta e apoia financeiramente eventos com potencial turístico para a cidade.

Durante os dois dias de evento, os participantes terão a oportunidade de se conectar com defensores da sustentabilidade, especialistas em turismo e gestores territoriais, todos dedicados a promover uma indústria mais sustentável, fortalecendo a rede de contatos dos profissionais dedicados a essa temática do turismo. 

O congresso contará com uma intensa programação de debates e workshops práticos, abordando os seguintes eixos temáticos: Governança, Inovação, Economia Circular, Gestão Sustentável, Acessibilidade e Patrimônio Nacional.

Participação da Belotur no Congresso

Além de patrocinar o evento, a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte terá uma atuação ativa no congresso. Destaca-se entre as atividades a palestra "Caminhos para descarbonizar a folia: a transversalidade da pauta ESG e o Carnaval de BH", que será conduzida
pela presidente da Belotur, Bárbara Menucci, no dia 31 de outubro, às 13h30.

Na ocasião, serão apresentadas as iniciativas de sustentabilidade ambiental, social e de governança que serão implementadas no Carnaval de Belo Horizonte em 2025. Ao longo de toda folia, a empresa municipal, em parceria com os atores da festa e outras instituições envolvidas, se empenhará em proporcionar um Carnaval Baixo Carbono", promovendo assim um legado ambiental duradouro para a cidade.

Durante o congresso, serão apresentadas diversas iniciativas e projetos em andamento promovidos pela Belotur. Entre eles, está o "Programa Belo Horizonte Receptiva", uma parceria entre a empresa municipal e o Sebrae Minas, que tem como objetivo diversificar e ampliar as opções turísticas da cidade, criando condições adequadas para sua implementação e
funcionamento.

Além disso, serão abordadas as atividades do Observatório do Turismo de
Belo Horizonte, uma rede dedicada a monitorar as práticas turísticas na capital mineira. O órgão realiza levantamento de indicadores, estatísticas, pesquisas e dados complementares, com o intuito de promover uma gestão abrangente e eficaz do setor.

Serviço:
1º Congresso Nacional de Turismo e Cultura Sustentável

Data: 30 e 31 de outubro
Local: The One Eventos (Avenida Raja Gabáglia, 1143 - Luxemburgo, Belo Horizonte)

* Diretor Executivo da Assimptur

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por