Rota Turística Humaitá

Minas Gerais expande cicloturismo com nova rota na Zona da Mata

Cláudia Costa*
turismologoali@hojeemdia.com.br
04/03/2023 às 12:01.
Atualizado em 04/03/2023 às 12:10
 (Divulgação/Rota Humaitá de Minas)

(Divulgação/Rota Humaitá de Minas)

A partir do dia 10 de março, os ciclistas que passarem por Minas terão um novo caminho para percorrer. Trata-se da Rota Turística Humaitá de Minas, que possui um percurso de 120 km com trilhas adaptadas para as bicicletas.

A ciclorrota levará os aventureiros até lugares como o Pico Cabeça de Formiga e a Capela de Humaitá, além de passar por belezas naturais, como cachoeiras e o grande jequitibá amarelo. Ao longo do percurso será possível visitar estabelecimentos variados, como empórios e ranchos, além de desfrutar de diversos sabores da culinária mineira, desde a comida feita no fogão à lenha até queijos e doces da região.

Em um dos trechos será encontrada a Barraca da Honestidade, que comercializa queijos, ovos, verduras, frutas, legumes e produtos artesanais sem a presença de um vendedor. O cliente escolhe o que vai levar e deposita o dinheiro equivalente em uma caixa de madeira.

A iniciativa de implantar a rota partiu de uma parceria entre o Sebrae Minas e Nexa, com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo. O objetivo é atrair mais turistas para a região de Humaitá, distrito na zona rural de Juiz de Fora. 

Com dificuldades média e alta, o trajeto é dividido em cinco trechos que variam de 29 a 60km, sendo eles: Serra da Saudade, Raízes da Mineiridade, Raízes da Terra, Raízes da Igrejinha e Vale do Rio do Peixe. Mais informações podem ser encontradas no site sianopublish.com.br/bike.

* Da Assimptur

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por