'Momento de orgulho'

MSC Cruzeiros e Chantiers de L'Atlantique celebram importantes marcos dos navios da classe World

Evento contou com a presença do Capitão Gianluigi Aponte, Fundador e Presidente do Grupo MSC

Cláudio Lacerda Oliva*
turismologoali@hojeemdia.com.br
Publicado em 29/03/2025 às 07:10.
Novo navio apresenta espaços e conceitos inovadores (MSC/Crédito Ivan Sarfatti-MSC Cruzeiros)
Novo navio apresenta espaços e conceitos inovadores (MSC/Crédito Ivan Sarfatti-MSC Cruzeiros)

A MSC Cruzeiros e a Chantiers de l'Atlantique celebraram três importantes marcos dos navios da classe World, em Saint-Nazaire, na França, com a entrega do MSC World America, a Cerimônia da Moeda do MSC World Asia e o Corte do Aço do recém-nomeado MSC World Atlantic.

O evento contou com a presença do Capitão Gianluigi Aponte, Fundador e Presidente do Grupo MSC; Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC; Laurent Castaing, Diretor-Geral da Chantiers de l'Atlantique; e Marc Ferracci, Ministro francês da Indústria e Energia, além de representantes da equipe de novas construções da MSC Cruzeiros e trabalhadores do estaleiro que construíram o navio ao longo dos últimos 30 meses.

O MSC World America é o 23º navio da moderna frota da Companhia e será oficialmente inaugurado em 9 de abril, nos Estados Unidos, no novo Terminal de Cruzeiros de última geração da MSC, em Miami - o maior terminal de cruzeiros do mundo. O novo navio apresenta espaços e conceitos inovadores, combinando o estilo europeu característico da marca com o conforto americano.

Pierfrancesco Vago, presidente executivo da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC, disse: "Hoje é um momento de orgulho para todos nós da MSC Cruzeiros e do Chantiers de l'Atlantique, pois celebramos importantes marcos no desenvolvimento da nossa frota. Nosso novo navio é a prova da nossa parceria inovadora de mais de 20 anos, resultando em cinco revolucionários protótipos e 19 navios. Juntos, continuamos a superar limites, combinando design inovador, as mais recentes tecnologias e uma variedade de experiências enriquecedoras para estabelecer novos padrões no setor de cruzeiros, sempre buscando aprimorar o desempenho ambiental em cada navio. Estamos ansiosos para elevar ainda mais esse nível com o MSC World Asia e o MSC World Atlantic".

Laurent Castaing, diretor-geral do Chantiers de l'Atlantique, acrescentou: "É com grande emoção que hoje celebramos não um, mas três navios da classe World da MSC. A melhoria contínua na experiência a bordo e a otimização cada vez mais eficiente do desempenho energético – que jornada incrível as equipes da MSC Cruzeiros e da Chantiers de l'Atlantique percorreram! Até o momento, o MSC World America possui o melhor Índice de Eficiência Energética em Design (EEDI) da IMO, o que significa o menor índice de emissão de carbono de toda a indústria de cruzeiros... e vamos ainda mais longe com os dois navios irmãos que celebramos hoje!"

Marc Ferracci, ministro da Indústria e Energia da França, disse: "A excelência industrial e uma mentalidade ambiciosa são a marca do Chantiers de l'Atlantique. Graças ao relacionamento privilegiado com a líder mundial MSC Cruzeiros e o apoio do Estado, os estaleiros de Saint-Nazaire continuam a fazer a França e a Europa brilhar pelos mares. Faço uma homenagem ao compromisso e à expertise dos homens e mulheres que trabalham neste setor industrial essencial para nossa soberania."

A tradicional Cerimônia da Moeda do MSC World Asia também ocorreu na data, quando moedas comemorativas foram colocadas dentro do navio como sinal de bênção durante a construção e para trazer boa sorte à embarcação. As madrinhas dessa tradição marítima foram Marialuisa Iaccarino, Vice-Presidente de Excursões em Terra da MSC Cruzeiros, e Flavie Biondo, Representante do Chantiers de l'Atlantique. O MSC World Asia entrará em operação no inverno europeu de 2026/2027, com itinerários pelo Mediterrâneo, visitando destinos na França, Itália, Espanha e Malta.

A terceira celebração da MSC Cruzeiros foi a cerimônia do Corte do Aço para marcar oficialmente o início da construção do quarto navio da classe World, que entrará em operação em 2027. O nome da embarcação foi revelado pela primeira vez: MSC World Atlantic. O navio irá operar no Caribe, partindo de Port Canaveral, nos Estados Unidos, no inverno da região de 2027/2028.

O protótipo da classe World estabeleceu novos padrões para a indústria de cruzeiros com a introdução do MSC World Europa em 2022, e a plataforma continua a evoluir, incorporando inovações no design, tecnologia e experiência do hóspede. Refletindo a natureza global da MSC Cruzeiros, os navios são nomeados em homenagem a continentes e oceanos, não necessariamente indicando onde serão colocados em operação. Essa convenção de nomenclatura reforça a oferta incomparável da empresa, que navega para todas as partes do mundo.

O MSC World America é um dos navios de cruzeiro mais eficientes em termos energéticos do mundo, superando todos os requisitos de design estabelecidos pelo Índice de Eficiência Energética da Organização Marítima Internacional. Os motores de última geração do navio operam com GNL (Gás Natural Liquefeito), que permite uma transição direta para biocombustíveis e combustíveis sintéticos renováveis.

O navio também está equipado com um sistema de conexão de energia proveniente de terra, permitindo que os motores sejam desligados enquanto estiver atracado em portos compatíveis, como o novo Terminal de Cruzeiros da MSC em Miami. Além disso, possui um sistema avançado de tratamento de águas residuais e uma planta abrangente de gerenciamento de reciclagem a bordo, que, juntos, reduzem significativamente a geração de resíduos.

A Sociedade de Classificação Bureau Veritas concedeu ao MSC World America o Platinum Pearl Award, em reconhecimento ao compromisso de 20 anos da MSC Cruzeiros com saúde, segurança e proteção ambiental em toda a sua frota.

A temporada inaugural do MSC World America em Miami começa em 12 de abril. Ele oferece cruzeiros de sete noites pelo Caribe Oriental, com escalas em Puerto Plata (República Dominicana), San Juan (Porto Rico) e a ilha privativa da MSC Cruzeiros, Ocean Cay. Também oferecerá itinerários de 7 noites no Caribe Ocidental, visitando Costa Maya e Cozumel (México), Ilha de Roatán (Honduras) e Ocean Cay.

*Diretor Executivo da Assimptur

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por