Partindo da França

MSC Euribia faz 1ª viagem do mundo com zero emissões líquidas de gases de efeito estufa

Cláudio Lacerda Oliva*
turismologoali@hojeemdia.com.br
31/05/2023 às 16:40.
Atualizado em 31/05/2023 às 16:45
Movido a gás natural liquefeito (GNL), o MSC Euribia vai deixar o seu estaleiro na França e navegar até a Dinamarca (Divulgação)

Movido a gás natural liquefeito (GNL), o MSC Euribia vai deixar o seu estaleiro na França e navegar até a Dinamarca (Divulgação)

A Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC irá operar, nesta semana, a primeira viagem da história com zero emissões líquidas de gases de efeito de estufa, quando o mais recente navio da MSC Cruzeiros, o MSC Euribia, movido a gás natural liquefeito (GNL), deixar o seu estaleiro em Saint-Nazaire, na França, onde está atualmente, e navegar a caminho do local de sua cerimônia de inauguração em Copenhague, na Dinamarca.

O MSC Euribia, 22º navio a se juntar à frota da MSC Cruzeiros, navegará durante quatro dias, partindo de Saint-Nazaire para Copenhague, e atingirá zero emissões líquidas de gases de
efeito de estufa, demonstrando que isso é possível no mercado de cruzeiros atualmente. O navio partirá do porto francês no dia 3 de junho e tem chegada prevista à cidade dinamarquesa no dia 7 de junho.

Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC, afirmou:

"Esta primeira viagem, com zero emissões líquidas de gases de efeito estufa, do nosso mais recente navio, o MSC Euribia, leva a mais um passo significativo na nossa jornada de descarbonização e demonstra, acima de tudo, a extensão do nosso compromisso".

A MSC Cruzeiros adquiriu 400 toneladas de bio-GNL, afirmando o seu compromisso com a implementação de combustíveis renováveis e medidas de transição energética para a viagem pioneira de emissões líquidas zero de gases de efeito estufa. A companhia é a primeira operadora de cruzeiros marítimos do setor a comprar bio-GNL como uma fonte de combustível que tem reduções significativas nas emissões do ciclo de vida. Vago prosseguiu:

"No entanto, não podemos fazer isso sozinhos. Dada a  importância absoluta dos combustíveis alternativos para a nossa indústria, bem como para outros setores da sociedade civil, para alcançar a descarbonização, todos temos que trabalhar em conjunto para aumentar a sua disponibilidade em escala. A nossa compra de bio-GNL enviará um sinal claro e significativo ao mercado de que há procura por combustíveis mais limpos por parte das companhias de cruzeiro e de toda a indústria marítima, mas precisamos que os governos, produtores e consumidores finais colaborem e aumentem a disponibilidade dessas fontes de energia novas e tão necessárias".

A navegação com zero emissões líquidas utilizará o bio-GNL por meio de um sistema de balanço de massa, o método mais eficiente do ponto de vista ambiental, para proporcionar os benefícios do biogás renovável.

Toda a cadeia de abastecimento estará em total conformidade com as normas da União Europeia relativas às Energias Renováveis, também conhecida como RED II, e cada lote individual do total de bio-GNL produzido foi certificado pela International Sustainability & Carbon Certification. Michele Francioni, SVP, MSC Cruzeiros, acrescentou:

"A primeira viagem do MSC Euribia será um feito incrível e representa anos de compromisso e determinação. Deverá provar que temos a capacidade de operar numa base de zero emissões líquidas de gases de efeito de estufa com a tecnologia de navios existente".

"Isso é apenas o começo. Estamos empenhados nesta transição e a colocar em prática tudo o que estiver ao nosso alcance para facilitar isso. Não é possível fazê-lo sem que combustíveis
alternativos como o bio-GNL, o e-GNL, hidrogênio verde ou o metanol verde, sejam amplamente disponibilizados em grande escala para concretizar plenamente a visão de cruzeiros com zero emissões líquidas".

A MSC Cruzeiros tem tido o apoio da empresa nórdica de energia Gasum para a viagem com zero emissões líquidas de gases de efeito de estufa, uma produtora líder de biogás e
processadores de frações de resíduos biodegradáveis na região.
A velocidade e o itinerário da viagem inaugural do MSC Euribia foram definidos especificamente para otimizar a configuração e as cargas dos motores, de modo a minimizar o consumo de combustível.

Especialistas dedicados à eficiência energética, tanto da MSC Cruzeiros como do construtor do navio, o Chantiers de L'Atlantique, estarão a bordo para monitorar e otimizar todos os detalhes da viagem. Eles vão trabalhar com o Comandante do
navio, Capitão Stefano Battinelli, e o Engenheiro Chefe do MSC Euribia, Pasquale Mastellone.

Os especialistas em eficiência energética da MSC Cruzeiros em terra, baseados em Londres, irão monitorar e otimizar  continuamente todos os sistemas a bordo para minimizar a demanda de energia, identificar oportunidades adicionais para melhorar a eficiência energética em tempo real, mantendo, ao mesmo tempo, um elevado conforto para todos os hóspedes a
bordo.

Isto vai incluir uma série de medidas, desde a configuração dos motores até a velocidade dos ventiladores de ar-condicionado individuais das cabines dos hóspedes, juntamente com a
otimização do itinerário e da velocidade. Todas as iniciativas combinadas vão resultar em economia de energia para reduzir o consumo de combustível.

Os novos navios da MSC Cruzeiros são flexíveis em termos de combustível, e podem acomodar uma variedade de combustíveis renováveis disponíveis atualmente e esperados no futuro. A utilização de GNL fóssil já atinge uma redução de até 20% nas emissões de gases de efeito de estufa quando comparado com os combustíveis marítimos convencionais, e praticamente elimina todas as emissões de óxido de enxofre e partículas, reduzindo também os óxidos de nitrogênio em 85%.

* Diretor Executivo da Assimptur

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