complexo de ecoturismo

Nascente Azul confirma participação no Dia Nacional da Pessoa com Deficiência

Ação é de âmbito nacional e realizada pelo Sistema Integrado de Parques Temáticos e Atrações Turísticas (SINDEPAT) com apoio da ADIBRA e APASG

Cláudio Lacerda Oliva*
turismologoali@hojeemdia.com.br
Publicado em 05/11/2024 às 14:09.Atualizado em 05/11/2024 às 15:27.

Um dos principais complexos de ecoturismo de Bonito, no Matro Grosso do Sul, a Nascente Azul vai participar do 14º Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas (DNPD). A ação de âmbito nacional realizada pelo Sistema Integrado de Parques Temáticos tem Atrações Turísticas (SINDEPAT) com apoio da ADIBRA e APASG. Na primeira semana de dezembro, parques e atrações associados a essas organizações abrem portas para pessoas com deficiência de maneira gratuita.

Na Nascente Azul, o DNPD vai acontecer em 5 de dezembro com a visita da Associação Pestalozzi de Bonito, que atua na educação, assistência social e saúde da pessoa com deficiência. O evento especial coincide com as comemorações do 12º aniversário da Nascente Azul, que integra a ação do SINDEPAT pelo segundo ano consecutivo.

"No ano de 2023 tivemos a primeira participação da Nascente Azul no Dia Nacional da Pessoa com Deficiência. Foi emocionante e lindo ver a alegria de todas as crianças e adultos que participaram conosco. Para este ano, estamos bastante entusiasmados para mais uma ação importantíssima, que visa despertar na sociedade e nos empresários a consciência de sempre olhar para o próximo, promovendo a igualdade", afirma Carlos Eduardo Trindade, gerente comercial da Nascente Azul.

Ecoturismo com acessibilidade

A Nascente Azul é exemplo quando o assunto é turismo acessível. "Logo nos primeiros anos de operação percebemos que um ponto importantíssimo era a inclusão social, para proporcionar a todas as pessoas sem exceção a experiência completa da Nascente Azul", conta Carlos Eduardo Trindade.

O atrativo tem infraestrutura e equipe adequadas para garantir liberdade, bem-estar e segurança a todos os visitantes. As trilhas são a base de todo o projeto de acessibilidade implantado na Nascente Azul. A terrestre conta com piso tátil para locomoção de pessoas com deficiências visuais e rampas adequadas para o deslocamento pleno de cadeiras de rodas.

Na flutuação, pessoas com mobilidade reduzida têm à disposição cadeiras anfíbias, que são próprias pra esse modelo de atividade, além de um acompanhante durante todo o passeio. Há ainda rampas de acesso, carro de apoio e catracas fixadas nos decks, que visam a entrada e a saída do rio com segurança e conforto.

No caso de turistas com necessidades visuais especiais, todas as atrações têm guia especializado para narrar cada detalhe do ambiente visitado. Outras adequações importantes incluem sinalização especial, barras de apoio, caminhos e decks largos e outros recursos de mobilidade facilitada em diversos pontos de todo o atrativo. A Nascente Azul ainda qualificou seus funcionários para realizar manutenções criteriosas em cada trilha, como limpeza, desobstrução e podas em todo o percurso.

Mais informações: www.nascenteazul.com.br 

*Diretor executivo da Assimptur, parceira do Hoje em Dia

Leia mais 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por