Sob influência de Guimarães Rosa

Pousada Trijunção tem novo cardápio inspirado nos aromas e sabores do Grande Sertão

Cláudio Lacerda Oliva *
turismologoali@hojeemdia.com.br
Publicado em 03/05/2023 às 15:47.

Pousada Trijunção (Divulgação)

Respeito aos aromas, hábitos e sabores do cerrado foram determinantes para o novo cardápio da Pousada Trijunção, localizada na divisa entre os estados de Goiás, Bahia e Minas Gerais. O menu desenvolvido pela consultora gastronômica Fernanda Zanetti traz a valorização do
território através dos ingredientes locais e disponíveis da gastronomia típica dos três estados, sob influência da obra de Guimarães Rosa, Grande Sertão Veredas.

Foram três dias de imersão na botânica do cerrado e um mês de experimentos na cozinha para determinar quais seriam, de fato, os sabores da terra a serem apresentados aos hóspedes. A elegância e sofisticação do menu não poderiam afastar o sentimento de comida de casa, retratada pelo Grande Sertão como a "cozinha de dentro", àquela que pede aconchego, fortes emoções além de roça de plantio e criação e à rusticidade da "cozinha de fora".

Marcada por assados e churrascos e pela apropriação do fogo e da natureza para elaborar a comida. As texturas e aromas acentuados dos frutos do cerrado como jatobá, pequi, buriti e cagaita, por exemplo, deram origem a experimentos gastronômicos saborosos. O desafio era fazer pontes entre universos e conquistar paladares de dentro e de fora da Trijunção.

Cookies de farinha de jatobá e castanha de baru; foccacia com farinha de buriti, o fruto verde como os olhos de Diadorim, são alguns dos muitos exemplos que são possíveis de encontrar. O segredo para um renovado e saboroso cardápio foi ouvir a gente da terra e seus hábitos gastronômicos. Era preciso respeitar as referências.

"A cozinheira da pousada me pediu para fazer um pãozinho muito conhecido do lado baiano, o pão delícia, feito com cobertura de queijo. Ela fez e foi aprovadíssimo. Entrou para o cardápio", conta Fernanda Zanetti.

FEITO EM CASA - Todos os ingredientes para esse mix de sabores tem saído da horta da Trijunção, uma propriedade de 33 mil hectares que usa apenas 10% para a produção e 90% para preservação. O que antes era feito fora, agora sai da cozinha da pousada, inclusive a maioria dos pães servidos no café da manhã e nos sanduíches.

Pratos veganos e vegetarianos, na atualidade, não são mais uma tendência e sim uma realidade. Tartare de banana da terra, pimenta biquinho e torradinhas é uma opção de petisco. Para entrada, o novo cardápio oferece Carpaccio de abobrinha, pesto de manjericão, tomates assados e torradinhas e prato principal espagueti de arroz, pesto de taioba, couve e baru.

A tríplice divisa do cerrado fez com que o cardápio voltasse os sabores para as regiões de diferentes hábitos gastronômicos. Por Goiás, o menu oferece a galinhada com pequi, arroz de couve crocante e milho na manteiga de garrafa. O tradicional bobó de camarão com farofa de
dendê e arroz branco trilha o caminho de sabores que levam à Bahia. Já a rota mineira do cardápio lança um picadinho de carne com molho de café, arroz branco, farofinha de couve, banana e ovo estalado.

Mas quem está disposto a conhecer o gosto Trijunção (Goiás, Minas e Bahia) a opção é o arroz com carne seca e abóbora assada, queijo coalho e couve crocante ou a bisteca de porco com batata rosti e compota de tamarindo, entre outras iguarias. Para a garotada, a cozinha da Trijunção garante aos pais um menu kids saudável: arroz, feijão, iscas (frango/peixe ou carne), acompanhados de purê. É só pedir!

FRESCOR E ORIGINALIDADE - As saladas são feitas com tudo que se tem na horta. E as opções não são poucas. Tudo para dar leveza e frescor ao hóspede ao longo de sua estada na pousada que fica, de carro, a cinco horas de Brasília. Além das verduras tradicionais, tem folhas de cenoura, beterrada, ora pro nobis e capuchinha.

No novo cardápio, as sobremesas também seguem o sabor do cerrado. São sorvetes de frutas regionais e a cocada de forno com calda de pequi e pequi em conserva, entre outras opções mais clássicas como o mousse de chocolate e Romeu e Julieta com três texturas de goiabada e queijo coalho tostado.

A carta de bebidas possui drinks autorais e drinks da estação. Todos priorizando os frutos do cerrado. Esses drinks mereceram atenção especial do novo cardápio. O Negroni Trijunção é um exemplo disso. O gin usado para a confecção da bebida é infusionado com pimenta de macaco. Vale conferir!

Mais informações: pousadatrijuncao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por