Paisagens e Experiências

Salta: conhecendo novos destinos na vizinha Argentina

Cláudia Costa*
turismologoali@hojeemdia.com.br
15/03/2023 às 07:25.
Atualizado em 15/03/2023 às 16:38

A proximidade com nosso país e a valorização do real sobre o peso argentino têm feito com que cada vez mais brasileiros procurem o país hermano para fazer turismo. Para além das conhecidíssimas Buenos Aires, Bariloche e Ushuaia, outros destinos têm chamado a atenção dos viajantes.

(César Valdivieso / Divulgação)

(César Valdivieso / Divulgação)

Ao noroeste do país se encontra a província de Salta, que possui capital homônima. Está situada a 1.152 metros acima do nível do mar, em uma área montanhosa e possui clima temperado, com grande variação térmica. As chuvas são mais comuns no verão, sendo que no inverno o clima é seco e frio. As paisagens áridas e selvagens são deslumbrantes e lembram o cenário de filmes de road trips americanos.

Conheça abaixo alguns atrativos da localidade:

A capital Salta
Com o mesmo nome da província, a cidade de Salta é onde se localiza o aeroporto internacional Martín Miguel de Güemes, que fica a sete quilômetros do centro. O município é super charmoso, com arquitetura em estilo colonial, lojinhas e alguns atrativos turísticos, como a Praça 9 de Julio, que possui esse nome em homenagem à data da declaração da independência da Argentina.

Basílica e Convento de San Francisco (Cláudia Costa / Divulgação)

Basílica e Convento de San Francisco (Cláudia Costa / Divulgação)

Ali perto fica a Basílica e Convento de San Francisco, que se destaca por sua belíssima fachada e pertence à ordem franciscana. A torre do sino é considerada a mais alta da América do Sul, com 54 metros de altura.

Ao lado encontra-se o museu do convento, que funciona com visitas guiadas e possui um belo pátio interno. No local ficam expostos artefatos católicos, instrumentos musicais, esculturas, pinturas e outros objetos históricos.

Fazenda Cerdo Negro (Cláudia Costa / Divulgação)

Fazenda Cerdo Negro (Cláudia Costa / Divulgação)

Experiências gastronômicas e culturais
Um lugar para almoçar na região é a fazenda Cerdo Negro, localizada no município de Cerrillos, a cerca de meia hora da capital Salta. Ali é possível ter uma experiência gastronômica completa. O dono, um espanhol chamado Quico Fernández, cria porcos (ou cerdos) livremente e alimenta os animais com bolotas (frutos de árvores que pertencem à família dos carvalhos e contém alto valor nutritivo). As técnicas de criação da espécie foram passadas de geração para geração, até serem aperfeiçoadas com cruzamento de diferentes raças, de forma que Cerdo Negro não é somente o nome do restaurante, mas da marca criada por Fernández.

No local são produzidos presuntos, salames e outras peças de carne de porco com excelente qualidade e que na produção passam por câmara frigorífica, processo de secagem natural e armazém subterrâneo, onde ficam por três a cinco anos, dependendo do tamanho das peças. Quem almoçar ali poderá conhecer todo esse processo e as instalações do lugar, além de desfrutar de uma carne saborosa e diferenciada.

Peña folclórica no restaurante La Vieja Estación (Cláudia Costa / Divulgação)

Peña folclórica no restaurante La Vieja Estación (Cláudia Costa / Divulgação)

Já no centro da capital, um lugar interessante para visitar é o restaurante La Vieja Estación, que serve empanadas, carnes e possui shows de peñas folclóricas. Programa comum no norte do país, consiste em apresentações de músicas e danças regionais, muitas vezes com pessoas vestidas em roupas típicas. O nome é derivado da expressão do povo mapuche peñalolén, que significa “reunião entre irmãos”.

Outro restaurante para conhecer a culinária local é o Adobe Cocina Regional, que fica em frente à Praça 9 de Julio. Ali é possível provar comidas típicas, como humitas e tamales (feitas com milho e que lembram a pamonha brasileira); locro (um ensopado a base de abóbora, feijão e milho) e empanadas de vários sabores (inclusive de carne de lhama, animal comum na região). O espaço se encontra numa antiga casa abandonada em estilo colonial, com um belíssimo pátio interno e vista para a praça, o que garante um charme especial ao lugar.

Terra de vinícolas
Região famosa também por suas vinícolas, em Salta são produzidos vinhos com diferentes tipos de uva, sendo as mais utilizadas a Torrontes e a Malbec. Apesar de Salta ser também a capital da província de mesmo nome (assim como a cidade e o estado de São Paulo), o município onde se localiza a maior parte das vinícolas é Cafayate.

Plantações da vinícola Piattelli (Cláudia Costa / Divulgação)

Plantações da vinícola Piattelli (Cláudia Costa / Divulgação)

A El Esteco é uma das maiores e mais tradicionais nessa localidade e possui também um hotel e um restaurante. Já a vinícola Piattelli, localizada ali perto, administra um resort de luxo para maiores de 18 anos. O foco é atrair casais para usufruírem de seu espaço, que conta com piscina, spa, degustação de vinho e uma vista espetacular das montanhas ao redor.

Já na cidade de Cachi, a vinícola Puna é uma das mais conhecidas e oferece também almoço e visita guiada para os turistas.

Trem das Nuvens (Cláudia Costa / Divulgação)

Trem das Nuvens (Cláudia Costa / Divulgação)

O Trem das Nuvens e as paisagens pitorescas
Com partida do vilarejo de San Antonio de Los Cobres, o Trem das Nuvens alcança uma altitude de 4200 metros acima do nível do mar, a terceira linha de trem mais alta do mundo. O trajeto é feito lentamente para que se possa apreciar a paisagem, enquanto os guias vão explicando a história da ferrovia. O ponto alto do passeio é a travessia do viaduto La Polvorilla, que rende fotos imperdíveis.

Parque Nacional Los Cardones (Cláudia Costa / Divulgação)

Parque Nacional Los Cardones (Cláudia Costa / Divulgação)

Mas esse não é o único local onde se pode apreciar a paisagem da região. Passando pela Rota Nacional 40, a mais extensa rodovia argentina, é possível cruzar cenários belíssimos. Da capital Salta até a cidade de Cachi a estrada passa pelo Valle de Lerma e o Parque Nacional Los Cardones (repleto de cactos, que dão nome ao lugar).

Quebrada de Las Flechas (Cláudia Costa / Divulgação)

Quebrada de Las Flechas (Cláudia Costa / Divulgação)

Para acessar a cidade de Cafayate, famosa por suas vinícolas, o caminho atravessa a Quebrada de las Flechas. Parando no mirante El Vestiquero é possível avistar as belíssimas formações rochosas. O nome do lugar se refere às pontas das montanhas, que apontam para o céu como se fossem flechas.

Outro caminho de Cafayate a Salta é pela Quebrada de las Conchas, que foi nomeada devido a conchas e fósseis marinhos encontrados na sua localidade. Um ponto muito visitado pelos turistas é o Anfiteatro, uma formação rochosa semicircular de mais de 20 metros de altura com uma acústica impressionante. Ali, artistas locais se apresentam cantando músicas em espanhol e português (caso se deparem com turistas brasileiros).

SERVIÇO:

Onde se hospedar:

Hotel Salta - hotelsalta.com

Hotel Haciendo de Molinos - haciendademolinos.com.ar

Hotel Asturias - cafayateasturias.com

El Esteco - elesteco.com.ar

Piattelli Wine Resort - piattelliwineresort.com

Onde comer:

Cerdo Negro - cerdonegro.com.ar

Adobe Cocina Regional - instagram.com/adobe.resto

Vinícola Puna - bodegapuna.com.ar

Onde assistir espetáculos regionais:

La Vieja Estación - laviejaestacion.com.ar

Espaço Cultural Doña Argentina - instagram.com/dona.argentina

Passeios:

* Da Assimptur

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por