Nobre

Santuário do Caraça inova com inauguração de cachaçaria

São diferentes linhas para atender diversos perfis de consumidores, desde apreciadores de destilados premium até jovens exploradores de novos sabores

Cláudio Lacerda Oliva*
turismologoali@hojeemdia.com.br
Publicado em 28/12/2024 às 18:43.

Reconhecido internacionalmente, graças às belezas naturais e históricas, além de toda a riqueza religiosa e gastronômica, o Santuário do Caraça (Estrada do Caraça, Km 9 - entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara) acaba de inaugurar uma cachaçaria artesanal. A bebida, que será comercializada para visitantes, também será distribuída em pontos de venda espalhados pelo Brasil.

De acordo com o padre Emanoel Bedê, C.M., do Santuário do Caraça, é uma felicidade celebrar este momento.

"A cachaçaria tem o intuito de recuperar as raízes do Caraça, já que os padres, lá no início do Santuário, fabricavam de tudo. Aí surgiu a oportunidade de empreender na questão da bebida, para que as pessoas venham saborear e curtir, não somente a parte turística, mas uma cachaçaria caracense. Nós não fazemos nada sozinhos, então, ao
empreender, quisemos trazer os melhores especialistas para partilhar essa novidade. São 250 anos de história no Caraça e esperamos que isso seja um facilitador, ou seja, resgatar o valor da cachaça que é genuinamente brasileira e tirar o preconceito a respeito da bebida, que é como um bom vinho e whisky. A ideia é programar certos eventos com a bebida e também com outros itens que fabricamos no Caraça", disse.

Giovane Jerônimo Pereira, CEO da Cachaçarias Nobre, conta que a ideia da iniciativa surgiu do encontro com o padre Emanoel Bedê, C.M., em um voo.

"Conheci ele em uma viagem e, entre as conversas que tivemos, ele me perguntou se eu trabalhava no agro. Na hora, disse que sim e que minha atuação era com a cachaça. Logo, ele me falou que estava procurando alguém do ramo e me disse 'eu estava te procurando'. Assim, a conversa começou a se desenvolver e, com o tempo, fomos estudando a ideia com ele e fizemos o projeto até chegarmos no que temos hoje", relatou.

O irmão Admar Francisco de Freitas, C.M., administrador da área rural da Província Caraça, também compartilhou sua satisfação. "Estamos estreando a nossa cachaçaria, que foi um sonho realizado com muito trabalho e dedicação. Começamos em 2019, mas tivemos alguns atropelos, como a pandemia, e hoje estamos realizando esse feito. Fizemos tudo com muito carinho e deu tudo certo, graças a Deus. É uma alegria saber que quando o turista sair daqui com a bebida, ele estará levando para casa qualidade e o nome da nossa cachaçaria", completou.

Mais valor

Para Leonardo Rodrigues Gomes, consultor do Sebrae pelo Prepara Gastronomia e sommelier de cachaça em diversos eventos do segmento, o lançamento da cachaçaria agrega valor ao destino turístico.

"Já tinha vindo outras vezes no Caraça e ter à disposição um produto 100% mineiro, já que Minas tem as melhores cachaças do Brasil, é muito bom. Se juntarmos o queijo e a cerveja daqui ao turismo, estamos valorizando ainda mais a história mineira. Eu viajo muito e posso dizer que nada conquista mais o turista do que a gastronomia mineira, e a cachaça
está ligada diretamente a essa história. Por isso, parabéns ao Caraça, pois fizeram um casarão lindo onde foi montado o alambique e uma estrutura para receber todo mundo", concluiu. 

A Cachaçaria do Caraça desenvolveu diferentes linhas para atender diversos perfis de consumidores, desde apreciadores de destilados premium até jovens exploradores de novos sabores, sempre com foco em qualidade e inovação.

Mais informações: www.santuariodocaraca.com.br

* Diretor Executivo da Assimptur

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por