Com a chegada do outono, agora, a expectativa é pela aproximação do inverno, uma das estações preferidas dos brasileiros. A queda nas temperaturas, que quase não ocorreu durante o outono, devido às ondas de calor que atingiram praticamente todo o país, é um verdadeiro termômetro de como será a próxima temporada de inverno.
É justamente no inverno que bate aquela vontade de comer (cada vez mais!), sem peso na consciência. Quem visitar a Serra da Mantiqueira na próxima estação poderá aliar o frio com a boa gastronomia. É quando será realizado o 2º Festival Gastronômico Sabores da Montanha, entre os dias 5 de julho e 25 de agosto. Qualquer cidade que esteja situada nas montanhas poderá participar.
Restaurante de municípios como como Visconde de Mauá (RJ), Itamonte (MG) e Queluz, Cunha, Campos do Jordão e São Francisco Xavier (SP) já confirmaram presença no evento, que reunirá os melhores restaurantes localizados em cidades serranas para mostrar a diversidade gastronômica da região.
O festival, que será realizado nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, servirá para traduzir e valorizar a essência da comida regional tipicamente caipira, preparada com insumos encontrados na região, especialmente de produtores artesanais da região.
"O Festival Sabores da Montanha, que entra em sua segunda edição, transformou-se em uma grande vitrine para que pequenos restaurantes, de destinos turísticos não muito conhecidos, especialmente os localizados no sul de Minas Gerais, possam divulgar seus serviços e produtos, explica Reginaldo Pupo, um dos organizadores do festival e gestor da Sabores da Montanha.
Segundo ele, muitas vezes, o poder público não tem condições de divulgar os respectivos destinos para mostrar a valorosa gastronomia.
"Então, o festival acaba servindo como uma importante ferramenta para divulgar o trade gastronômico regional Brasil afora", destaca.
O que vem por aí!
O Villa K2, na pacata e bucólica São Francisco Xavier (SP), distrito de São José dos Campos com clima bem agradável, preparou um prato que reúne três dos elementos na natureza (terra, água e fogo) para participar do 2º Festival Gastronômico Sabores da Montanha.
O chef Léo Ássimos criou o Raízes, inspirado na cultura local para adquirir os elementos para elaboração do prato, como mandioca, banana da terra e castanhas (Terra), que fazem o doçor, crocância e leveza ao prato; a tradicional truta das águas da Mantiqueira e fogo da defumação com seu sabor marcante lacrando esse prato de um potencial exuberante aos mais exigentes paladares (Água e Fogo).
Para a elaboração do prato, que poderá ser degustado a partir do primeiro dia do festival, em 5 de julho, Ássimos utilizou como ingredientes uma truta defumada, purê de banana da terra, farofa de bijú com tomate assado, castanhas e cheiro verde. Uma verdadeira maravilha e certamente irá agradar a todos os paladares.
"O prato está super interessante e muito saboroso", adianta o chef.
Em Cunha (SP), na Serra da Bocaina, a Cervejaria Caminho do Ouro inscreveu para o festival a Truta com Azeite de Limão Siciliano para deleite de quem irá até o destino curtir o friozinho, os lavandários e os famosos ateliês de cerâmica.
A iguaria (250g) será servida ao azeite e limão siciliano nacional (Fazenda Maria da Fé) e com raspas do limão. O prato será acompanhado por uma salada refrescante com rúcula, alface americana, beterraba, tomate, cebola roxa, palmito e azeitonas, além de batata rústica frita e arroz branco.
As inscrições para o 2º Festival Gastronômico Sabores da Montanha estão abertas até o próximo dia 28 de junho e podem ser acessadas por meio do site oficial do evento. Até lá o público poderá conferir as novidades e os pratos participantes pelo Instagram. A exemplo do ano passado, poderão participar nesta edição, além de restaurantes, os gastrobares, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, cafeterias, bistrôs, sorveterias, padarias, vinícolas, docerias, cervejarias, produtores artesanais e similares da região
da montanha.
O 2º Festival Gastronômico Sabores da Montanha tem patrocínio de Sun Mobi Energia Solar, GWM Motors e Turismo Sul de Minas, com apoio de BaresSP, Hotel4You, Reserva e Hora Campinas.
Valorização da gastronomia regional
O principal objetivo do 2º Festival Gastronômico Sabores da Montanha é divulgar e valorizar a rica gastronomia regional, observando a utilização de insumos encontrados na região, por meio de produtores locais. Portanto, não haverá premiações.
O evento será indoor, ou seja, apenas entre os restaurantes, e reunirá os principais nichos da gastronomia. O modelo possibilita que os estabelecimentos participantes possam ter o controle da qualidade de seus produtos e da segurança alimentar, além de poder ampliar a possibilidade de fidelização dos clientes (ainda que sazonais), atrair novos clientes para conhecer a gastronomia de cada estabelecimento e aumentar o ticket médio, além de possibilitar o uso da própria estrutura desses lugares. Isso também oferece comodidade aos clientes, que têm à disposição a estrutura básica como banheiros, estacionamentos, etc.
Mais informações: www.saboresdamontanha.com.br e
www.instagram.com/saboresdamontanha_br
* Diretor Executivo da Assimptur
Leia mais: