Dubai recebeu 5,18 milhões de visitantes internacionais entre janeiro e março de 2024. O número indica um crescimento de 11% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados são do Departamento de Economia e Turismo de Dubai (DET) e foram divulgados na 31ª edição do Arabian Travel Market (ATM), principal evento do setor de turismo do Oriente Médio, que acontece em Dubai entre os dias 6 e 9 de maio.
A conquista sucede um 2023 marcante, em que Dubai bateu o recorde histórico com 17,15 milhões de visitantes ao longo do ano. Helal Saeed Almarri, Diretor Geral do DET, afirma que os resultados demonstram um compromisso contínuo em cumprir os objetivos de longo prazo da Agenda Econômica D33, que visa firmar Dubai entre as principais cidades do mundo para lazer e negócios.
Além de consolidar o papel fundamental dos setores de turismo e hospitalidade para a trajetória de crescimento do emirado. O desempenho excepcional reforça o reconhecimento de Dubai como destino global número 1 no Travellers'Choice Awards, do Tripadvisor, sendo a primeira cidade a conquistar o título pelo terceiro ano consecutivo.
Principais mercados emissores
Dubai possui estratégias personalizadas de atuação em mais de 80 mercados, que ajudam a manter o destino em evidência. No primeiro trimestre de 2024, os principais mercados emissores de turistas foram a Europa Ocidental, com 1,13 milhões de chegadas, 22% do total, seguida pela Ásia Meridional, com 869 mil visitantes, 17% do total, e pela Europa Oriental, com 817 mil, ou 16% das chegadas. Os Países do Golfo Pérsico e do Oriente Médio ficam em quarto lugar, representando 13% e 12% do número de visitantes respectivamente.
O Nordeste e o Sudeste Asiáticos representam 9% do montante, seguidos pelas Américas, com 7% das chegadas. África e Australásia são responsáveis por 4% e 1% do total, respectivamente.
Hotelaria
A taxa de ocupação média dos hotéis de Dubai entre janeiro e março de 2024 foi de 83%, número bastante positivo considerando que a oferta de quartos cresceu 2% em relação ao ano anterior. A tarifa diária média teve um crescimento de 5% em relação ao mesmo período do ano anterior, ficando em 638 Dirhams (moeda local). Já a Receita por Quarto Disponível
(RevPAR), medida de eficiência econômica bastante utilizada pelo setor hoteleiro, aumentou 4% na comparação com 2023, de 504 para 527 Dirhams.
Dubai atingiu o marco de 832 estabelecimentos hoteleiros, no primeiro trimestre do ano passado eram 814. Atualmente, são mais de 152 mil quartos disponíveis.
A inovação no setor hoteleiro também é um dos marcos do início deste ano, novas aberturas incluíram o The Lana, primeiro hotel da Dorchester Collection no Oriente Médio, o SIRO One Za'abeel, primeiro hotel fitness de Dubai, além de novos hotéis de rede como Marriott Marquis Dubai; e Hilton Dubai Creek Hotel & Residences.
Sustentabilidade
Os setores de turismo e hospitalidade também lideram iniciativas de crescimento sustentável para a cidade. Iniciativas como a campanha "Refill for Life", que promove o uso de garrafas reutilizáveis e incentiva as pessoas a reabastecerem em mais de 50 fontes de água por toda a
cidade geraram uma redução estimada em 18 milhões de garrafas de plástico descartável em apenas dois anos.
Outra iniciativa, o Dubai Reef, é o maior projeto de desenvolvimento de
recifes marinhos do mundo e faz parte dos esforços da cidade para aumentar a população de peixes e impulsionar a biodiversidade marinha local.
Pensando no futuro
O DET também apoia a formação de novos profissionais qualificados para atuação nos setores de turismo e hospitalidade. O Dubai College of Tourism (DCT), oferece treinamento profissionalizante e programas educacionais para impulsionar o crescimento da indústria. Dubai também oferece apoio a pequenos e médios empreendedores atuantes nos setores.
Destino diverso
Dubai se consolidou como um destino diverso que oferece opções para diferentes perfis de viajantes. A gastronomia da cidade tem ganhado cada vez mais notoriedade mundial com duas edições publicadas do Guia Michelin Dubai, além de sediar 18 dos 50 melhores restaurantes do Oriente Médio e Norte da África, de acordo com o 50 Best.
A expansão do setor de cruzeiros também traz benefícios significativos para o turismo em Dubai, em março deste ano, autoridades marítimas e turísticas regionais formalizaram a aliança Cruise Arabia - uma parceria estratégica que promoverá o Golfo Árabe como destino de cruzeiros globalmente.
O entretenimento também é um dos principais pilares para o desenvolvimento do turismo em Dubai, a mais recente grande inauguração da cidade é o Real Madrid World, primeiro parque temático de um clube de futebol do mundo.
* Diretor Executivo da Assimptur