CHILE - O Cruzeiro enfrenta o Unión La Calera em 23 de abril no Chile, pela Sul-Americana, e parte da China Azul deve marcar presença para empurrar a equipe rumo à vitória. Aí vem a dica: vale a pena se programar para curtir não só “La Bestia Negra” em campo, como as maravilhas que o país vizinho oferece.
Como o jogo cairá numa terça-feira, cabe ao torcedor escolher se prefere curtir o passeio desde o fim de semana anterior ou “enforcar” o restante e voltar apenas no sábado seguinte, já que no domingo (28) a Raposa receberá o Vitória, no Mineirão, em duelo válido pela quarta rodada do Brasileirão. Fica “a gosto do cliente”.
O importante é ajustar a programação para começar o roteiro indo ao ponto mais alto da capital. Não estou falando das cordilheiras, ainda, mas do “Sky Costanera”. Um mirante a 300 metros de altura, o mais alto da América do Sul. Mas não se assuste: até lá são necessários apenas 43 segundos.
Vale a pena chegar para apreciar o pôr do sol e ver as luzes da cidade, aos poucos, se acenderem. A vista pode ser contemplada no 61º e no 62º andar, em um ângulo de 360 graus. A diferença entre eles é que no último pavimento não há cobertura, o que permite contemplar o céu. Para brindar o momento, um bar à disposição do turista.
Rugendas e Cerro San Cristóbal
Dito isso, descanse porque no dia seguinte será uma boa jornada rumo ao Cerro San Cristóbal. Aqui entra o Hotel Rugendas, localizado a pouco mais de um quilômetro do Sky Costanera. São 15 minutos a pé. O Rugendas fica na região de Las Condes e conta com 51 acomodações bem distribuídas e com total privacidade. O prédio tem portaria 24h, restaurante e “lounge bar”. Além do Costanera, o hotel fica próximo de outras atrações turísticas e estabelecimentos comerciais.
Existe uma possibilidade para que a porta do hotel seja um dos pontos do Hop on Hop off, o ônibus de dois andares que circula por Santiago e que te levará a diversos pontos turísticos, incluindo o Cerro San Cristóbal. O veículo parte do estacionamento do shopping Parque Arauco e, com um tíquete, você pode descer nas dez plataformas de desembarque para curtir o que gostou pelo caminho. Após um certo tempo, ele voltará ao local e a viagem continuará até o destino escolhido.
No caso, o Parque Metropolitano de Santiago, mais conhecido como Cerro San Cristóbal. O acesso pode ser feito por diversos locais e formas, mas a sugestão é usar o funicular, uma espécie de bondinho inaugurado em 1925. Os vagões atuais têm as mesmas características do passado, com capacidade máxima de 50 pessoas, e são puxados por cabos, em uma inclinação de 45 graus até o topo da Cumbre. Os 500 metros de subida duram aproximadamente 10 minutos.
Ao desembarcar, mais uma vista da cidade de Santiago e um sentimento de paz e tranquilidade. Por lá, a culinária local também está presente. As tradicionais empanadas chilenas são servidas e podem ser degustadas ao ar livre ou no terraço coberto. O espaço conta a história da construção do centenário funicular, declarado Monumento Nacional em 2000.
Imaculada Conceição
Do terraço ao topo do Cerro, um momento de fé. Por lá, encontra-se o “Santuario Inmaculada Concepción”, inaugurado em 1908. O espaço conta com uma Capela, construída em meados de 1931, e a imagem de Nossa Senhora de Imaculada Conceição, de 12 metros de altura, feita de ferro fundido. Foi lá que o Papa João Paulo II, em abril de 1987, celebrou uma missa na única visita que fez ao Chile.
Para deixar o Santuário, a opção mais atraente é o teleférico. Antes de chegar ao solo, existe uma parada intermediária que dá acesso a algumas atrações do parque, como, por exemplo, uma área de piscinas. Na última, ainda tem atração garantida para toda família. Um espaço para as crianças se divertirem e uma lanchonete completa, com sorvetes artesanais simplesmente deliciosos.
Para facilitar o roteiro, a Turistik, atual gestora do Hop on Hop off e das atrações no Cerro San Cristóbal, oferece pacotes para curtir este e outros passeios em terras chilenas.
Ocean Pacific’s
Ao fim do dia, a fome irá bater e um lugar bem legal na cidade é o restaurante Ocean Pacific’s. Um dos mais famosos do país, tem a temática voltada para o fundo do mar.
Sobre os vinhos… ah, esses merecem uma matéria à parte, porque o cruzeirense precisará de pouco mais de duas horas de viagem de ônibus para dar uma fugidinha de Santiago até o Vale do Colchagua, ao sul da capital. A geografia do lugar permite, dizem os especialistas, a produção dos melhores vinhos do país.
Com pouco mais de 4 horas o torcedor mineiro consegue deixar a Região Metropolitana de Belo Horizonte e chegar ao Chile. A Latam oferece, desde o fim do ano passado, voos diretos partindo de Confins até o Aeroporto Internacional de Santiago. A aeronave que faz a rota é um Airbus A320, com capacidade para 174 passageiros - 12 na classe executiva e 162 na econômica. A companhia aérea tem preços a partir de R$ 1.140, ida e volta.
Contatos e reservas
Hotel Rugendas
https://time.cl/pt-br/apartamentos/rugendas/ - reservas@time.cl
Turistik
https://turistik.com/ - @turistikchile
Ocean Pacific´s
https://oceanpacifics.cl/ - @oceanpacificsrestaurant
* O repórter viajou a convite da Latam
VEJA, ABAIXO, GALERIA DE FOTOS