A vida é feita de encontros. Foi o que aconteceu com Lúcio Salvadori Possebon e Janquiel Mesturini que, de parceiros de trabalho, evoluíram para uma grande amizade, fortalecida pela paixão que ambos têm pela cultura do vinho. Compartilhando de um mesmo sonho, eles resolveram botar a mão na terra para engarrafar histórias de lugares que de alguma forma fazem parte da vida deles.
O Grande Encontro, primeiro rótulo da recém criada Vinícola Lugares, chega num lote de apenas 2.666 garrafas. No estilo dos emblemáticos Amarones, o corte entrega um apassitado de cinco safras - 2006, 2011, 2012, 2013 e 2022 - com microvinificações de Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc cultivadas no Vinhedo Villa Bari, em Porto Alegre.
Para tocar o projeto a dupla foi buscar respaldo junto ao reconhecido enólogo Alejandro Cardozo, eleito Enólogo do Ano 2021, e ao engenheiro agrônomo Silvano Michelon, que desde a Safra 2023 acompanha de perto os vinhedos onde a Lugares já está atuando. Com o Grande Encontro, Possebon e Mesturini querem reunir amigos em torno de uma taça de vinho, levando outras pessoas a fazer o mesmo.
"Queremos que a Lugares seja conhecida como a vinícola brasileira do apassitado", aspira Mesturini. A história do vinho começou em 2006,
quando o entusiasta Luiz Barrichelo, dono da Villa Bari, ainda vinificava na capital gaúcha.
Hoje, o brasileiro mantém vinícola na região da Toscana (Itália), além de uma propriedade em Mendoza (Argentina). Com acordos de longo prazo, os três garantiram que os seis hectares de vinhedos existentes na propriedade de 22 hectares, tivessem continuidade. Empolgado com o
rumo que o projeto vem ganhando, Possebon mira o futuro.
"Abrir uma garrafa e degustar um vinho é apaixonante, mas esta é uma cultura que vai além. Todo cuidado, trabalho e tempo empregados geram algo incrível, único. Estamos aprendendo a fazer e a transformar, e vamos
avançar".
As uvas Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, cultivadas em espaldeira ancoradas por pilares de granito rosa, esculpidos por artesãos locais, foram colhidas e selecionadas manualmente, sendo colocadas em uma estufa da propriedade para desidratar por até 30 dias.
Neste período, as uvas chegam a perder 40% da umidade. Com menos líquido, os açúcares ficam mais concentrados, gerando vinhos mais doces e alcoólicos. O processo de apassimento (passificação) foi realizado em equipamento exclusivamente desenvolvido por Barrichelo para esta finalidade, sendo redescoberto por Possebon e Mesturini. Desde a primeira safra (2006), o vinho, ainda mosto, foi para botes de carvalho mescolato - 50% francês e 50% da Eslavônia (Croácia) -, com capacidade de 1.000 litros cada. Este carvalho é especialmente usado na elaboração dos emblemáticos Amarones.
A cada nova safra, novos cortes foram feitos e o blend final, com o vinho de 2022, foi feito em fevereiro deste ano. O vinho foi engarrafado em
setembro de 2023.
A Vinícola Lugares é uma boutique de vinhos criada em Bento Gonçalves
para redescobrir terroirs brasileiros e elaborar micro lotes cheios de personalidade e grandes histórias. Hoje, conta com o Vinhedo Villa Bari, em Porto Alegre, e com o Vinhedo do Capo, em Carlos Barbosa, na Serra Gaúcha, de onde ainda este ano serão lançados micro lotes de três varietais tintos. Possebon e Mesturini se dedicam a buscar novos lugares, novas fronteiras e expressões de vinhos.
Mais informações: www.vinicolalugares.com.br