Otimismo do setor

WTM Latin America reúne autoridades e o trade turístico em São Paulo

Cláudio Lacerda Oliva *
turismologoali@hojeemdia.com.br
04/04/2023 às 18:01.
Atualizado em 04/04/2023 às 18:12
WTM foi marcada por discursos de otimismo em relação ao atual momento do setor, números que reforçam a relevância dessa indústria e anúncio de novidades (Divulgação)

WTM foi marcada por discursos de otimismo em relação ao atual momento do setor, números que reforçam a relevância dessa indústria e anúncio de novidades (Divulgação)

Descobrir, inovar e aprender. As palavras de ordem escolhidas como lemas da WTM Latin America 2023 guiaram também a solenidade de abertura do evento na manhã da última segunda-feira (3). A cerimônia contou com a participação de autoridades, representantes do poder público e empresários de diferentes partes da América Latina e foi marcada por discursos de otimismo em relação ao atual momento do setor, números que reforçam a relevância dessa indústria e anúncio de novidades.

Do palco do Explore Technology, Daniel Zanetti destacou o trabalho conjunto para fazer dessa indústria um importante instrumento para um futuro melhor.

Daniel Zanetti, diretor da WTM (Divulgação)

Daniel Zanetti, diretor da WTM (Divulgação)

"O turismo nos motiva como vetor econômico e social. O turismo é solução e todos nós somos parte dessa solução. O chamado para um mundo melhor e para um turismo melhor estão refletidos nos corredores, nos teatros e nas oportunidades de negócios que o evento traz", afirmou o diretor da WTM Latin America.

Com 600 expositores, mais de seis mil reuniões agendadas e 22 mil inscritos, a edição atual representa um crescimento de 35% em visitação na comparação com 2022.

"Mais do que números, a capilaridade e a oportunidade de levar a América Latina para o mundo e trazer o mundo para a América Latina nos orgulha e nos motiva. Sempre fomos inquietos e convidamos vocês a viver essa inquietude conosco nos próximos três dias", finalizou.

Vasyl Zhygalo, diretor de Portfólio Global dos Eventos WTM e IBTM, enfatizou a oportunidade única para que os profissionais reunidos possam conhecer mais sobre o Brasil e o resto do mundo.

"Vamos aproveitar esta oportunidade para construir novas conexões, novos sonhos e novas memórias que durem pela vida inteira", sugeriu. Marcelo Freixo, presidente da Embratur, citou números que provam a premissa do turismo como solução.

"A cada R$ 1 gasto em promoção, são R$ 20 que entram na economia local. O turismo brasileiro representa 8% do PIB, um modelo de desenvolvimento que é gerador de emprego e compatível com o século 21. A nova equipe da Embratur está amplamente capacitada para participar desse amplo diálogo entre poder público e iniciativa privada e para transformar o que é oferta em promoção para o turismo", disse.

Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, revelou dados recentes da Fecomercio que apontam para um aumento de 30,3% na chegada de turistas à capital paulista nos últimos 12 meses, muitos deles impulsionados pelo retorno dos grandes eventos em diferentes áreas.

"O turismo é fundamental não apenas para a geração de emprego e renda como para a consolidar a imagem de um destino. Quando essa imagem é positiva, o turismo acaba auxiliando na atração de negócios em diferentes áreas", afirmou. 

Cerimônia contou com a participação de autoridades, representantes do poder público e empresários de diferentes partes da América Latina (Divulgação)

Cerimônia contou com a participação de autoridades, representantes do poder público e empresários de diferentes partes da América Latina (Divulgação)

Novidades
Bento Nunes, secretário executivo do Ministério do Turismo, lembrou que o ano de 2023 é histórico não só por marcar os 10 anos de realização da WTM Latin America, mas também pelos 20 anos da criação do Ministério do Turismo. E destacou o papel do Turismo como fator de inclusão social.

"No Ministério do Turismo, me deparei com um mundo novo, repleto de
possibilidades para contribuir para o desenvolvimento do nosso país, e não somente o desenvolvimento econômico, que é inegável, mas também de inclusão social", disse. 

Para marcar a ocasião, o ministério trouxe para a WTM Latin America o lançamento de uma série de iniciativas envolvendo o Turismo voltado para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, um público que, segundo ele, é de 17 milhões de pessoas no país. Entre as iniciativas estão a apresentação dos resultados da pesquisa do perfil do turismo para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida; o lançamento de um portfólio online de atrações brasileiras com acessibilidade; e a edição de uma cartilha educativa sobre como atender esse público com qualidade.

O Mtur também citou a criação de novas campanhas para a proteção das crianças e adolescentes, incluindo o lançamento de um curso de qualificação sobre o Código de Conduta Brasil, material que orienta empresas e prestadores de serviço do Turismo para adotar ações de prevenção e enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Outra iniciativa destacada por Nunes foi a estreia da campanha "O Turismo Respeita as Mulheres", contra a exploração sexual das mulheres nas atividades turísticas. "O turismo sexual não existe e precisa ser banido do nosso  vocabulário", enfatizou. 

Daniela Carneiro visitou a WTM Latin América no final da tarde. A Ministra do Turismo visitou diverso estandes de estados e municípios turísticos brasileiros, bem como os de parceiros latino-americanos.

"Nossas riquezas precisam ser cada vez mais valorizadas e promovidas, vamos fortalecer e desenvolver o nosso turismo. O Brasil está de volta", disse em visita ao estande do Chile.

Verónica Pardo, subsecretária de Turismo do Chile, comemorou a visita de Daniela e reforçou a importância de participar da WTM Latin America. "O Brasil é o segundo mercado internacional para o Chile e sabemos que a experiência chilena é importante para o brasileiro, com o enoturismo e o turismo de natureza", explica, destacando que a Sernatur vem
realizando reuniões com a Embratur para promoções conjuntas e com as linhas aéreas para buscar recuperar a quantidade de voos pré-pandemia. "Estar na WTM é essencial para cumprirmos esses objetivos", finalizou.

* Diretor Executivo da Assimptur

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por