Autoridades que regulam o setor de telecomunicações na Turquia derrubaram o bloqueio ao Twitter nesta quinta-feira (3), duas semanas após autoridades do país impedirem o acesso ao microblog após uma série de denúncias contra o governo.
O Conselho de Telecomunicações da Turquia retirou de seu site a decisão judicial que bloqueava o acesso ao Twitter por volta de 17h (hora local). Porém, às 17h30, o microblog ainda não podia ser acessado diretamente, forçando os usuários a buscar soluções técnicas, como redes privadas virtuais. As autoridades informaram mais tarde que a rede social estaria disponível "logo após as etapas técnicas necessárias fossem tomadas".
A decisão ocorre um dia depois do Tribunal Constitucional da Turquia decidir que a proibição do acesso ao Twitter foi "ilegal e arbitrária, restringindo seriamente o direito de obter informações".
Por meio do perfil oficial da empresa, o Twitter comemorou a decisão do tribunal. "Esperamos ter o acesso restaurado ao Twitter na Turquia", informou a companhia.
O Conselho de Telecomunicações da Turquia bloqueou o acesso ao Twitter em 21 de março, horas depois do primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan, ameaçar proibir o uso do site depois de uma série de denúncias anônimas serem publicadas por internautas, dias antes das eleições municipais. No ano passado, a rede social foi usada como o principal instrumento para organizar protestos contra o governo.
Dias depois, o órgão bloqueou também o acesso ao Google e ao YouTube, sob a alegação que os sites ameaçavam a segurança nacional.
O site do Conselho de Telecomunicações ainda exibia as decisões judiciais que bloqueiam o acesso ao YouTube. Fonte: Dow Jones Newswires.