A empresa alemã Tüv Süd informou à mineradora Vale, nesta terça-feira (19), que não vai mais emitir Declarações de Estabilidade de Barragens para a companhia até que seja revisto o sistema de avaliação das DCEs.
Segundo a empresa que prestou serviço de certificação de segurança para a Barragem 1 da Vale, em Brumadinho (MG), que se rompeu no dia 25 de janeiro, existe uma incerteza se o atual sistema de DCEs fornece uma declaração confiável do status de estabilidade das barragens. "Considerando essas preocupações de segurança, a Tüv Süd Bureau de Projetos e Consultoria LTDA informou à Vale que não está em posição de emitir futuros DCEs e relatórios até que uma revisão completa do sistema seja concluída."
A Tüv Süd afirmou ainda que está investigando "minuciosamente" os processos internos para apurar as possíveis causas do rompimento da barragem da Vale em Minas Gerais. "A Tüv Süd está oferecendo sua total cooperação e expertise para autoridades e instituições", disse a empresa em nota no seu site internacional.
O boletim mais recente do Corpo de Bombeiros aponta 169 mortos e 141 desaparecidos na tragédia em Brumadinho.
Por meio de nota, a Vale informou que "está em contato com outras empresas reconhecidas no mercado para realizar as auditorias de suas estruturas, enquanto as autoridades apuram os fatos".
* Com Estadão Conteúdo