Um vereador que literalmente coloca a mão na massa: Ely César aplaude a iniciativa de Farley e cobra participação da prefeitura para que o benefício alcance outras famílias

Jornal O Norte
30/06/2006 às 11:51.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:38

Entrevista a Samuel Nunes

A cidade de Francisco Dumont está distante de Montes Claros 120 km e, além da sua beleza natural, que se constitui de singulares piscinas naturais, tem na agropecuária e na exploração de carvão vegetal, outros dois importantes componentes de desenvolvimento. No entanto, os moradores da cidade de Francisco Dumont estão vivenciando, pelos menos nos últimos cinco anos, com um fato se não curioso, digno de aplausos.




Farley Adair, ao lado de Ruy Muniz: exemplo digno para um trabalho social que ajuda a realizar sonhos (foto: Wilson Medeiros)

O fato diz respeito ao trabalho e projeto pessoal do vereador e presidente da câmara municipal, Farlei Adair, que com o seu esforço pessoal e algumas vezes até abrindo mão do seu próprio dinheiro tem construído casas para as pessoas carentes da cidade. Isto se dá através da sua mão de obra que é de graça. Farlei Adair trabalha deste o alicerce, passando pelo levantar das paredes até o ponto de cobrir a casa seja com telhas ou laje. O Norte entrevistou o vereador que contou mais detalhes de seu projeto pessoal.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Você tem um projeto semelhante ao do vereador pelo PFL, em Montes Claros, Ruy Muniz, que é projeto 1.0 que doa casas para pessoas carentes. No seu caso específico, em que consiste o projeto na cidade de Francisco Dumont?

- A diferença do meu projeto para o do Ruy Muniz é que o do vereador de Montes Claros é com recursos próprios e uma vez por mês. Como a nossa condição financeira é menor, eu faço a mão de obra, a pessoa entra com o material de construção e a mão de obra é comigo e não cobro por isso.

Qual é o critério de escolha que você faz para construir a casa para uma família?

- Eu ajudo os carentes, pois são estes que não têm condições de pagar a mão de obra.

Você pegou este exemplo de alguma cidade do Brasil ou foi uma idéia que surgiu de sua cabeça para depois você colocar em ação?

- Esta é uma idéia criada por mim mesmo. Eu também visitei a cidade de Montes Claros para conhecer de perto o trabalho habitacional desenvolvido pelo vereador Ruy Muniz.

Como é a aceitação na cidade de Francisco Dumont deste seu projeto pessoal e quantas pessoas estão envolvidas?

- As pessoas estão aceitando da melhor maneira possível, a mão de obra é minha e quando tem aperto, eu com o meu dinheiro pago uma ou duas pessoas para me ajudar.

Como é a estrutura física das casas construídas por você?

- Varia, depende da família. Mas na maioria das vezes a casa tem quatro cômodos e um banheiro.

Você tem algum tipo de ajuda ou apoio do governo municipal?

- O governo municipal da cidade de Francisco Dumont não me apóia em nada, o que eu faço é por conta própria. Eu gostaria que o projeto que o Ruy Muniz tem através da doação de casas pela Caixa econômica federal fosse levado para a minha cidade e eu pretendo fazer isso. Se tivéssemos o apoio da administração municipal ele seria bem vindo, mas pelo jeito a administração não se interessa.

Motivado em que você desenvolve este trabalho?

- Isso é uma maneira que eu vejo de retribuir aos meus eleitores o voto de confiança deles. Inclusive muita gente fala assim: você é doído. Mas eu não vejo desta maneira.

Qual a avaliação que você faz da atual câmara municipal de Francisco Dumont?

- Estou há três mandatos na câmara e como vereador tenho falado que esta é a melhor câmara. Foram eleitos bons vereadores e que não ficam tanto do lado do executivo como antes. Graças a Deus, é uma câmara mais favorável ao povo.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

O Norte também ouviu o vereador e secretário da câmara municipal de Francisco Dumont, Ely César. Ele fala sobre o trabalho desenvolvido pelo seu colega, vereador Farlei Adair.

Qual a avaliação que você faz do trabalho do seu colega vereador e presidente da câmara, Farlei Adair?

- É muito gratificante para nós tê-lo na casa. Eu tenho este espírito comunitário como o do vereador Farlei Adair. Uma vez que a nossa cidade em termos de poder aquisitivo é muito carente, falta incentivo do governo municipal e o vereador Farlei Adair teve esta brilhante idéia e iniciativa que é a de ajudar os mais carentes. O prefeito, de 1998 para cá construiu somente 40 casas populares e o vereador Farlei, nestes últimos cinco anos, eu não tenho precisamente a quantidade de casas, mas eu creio que mais de 200 famílias já foram beneficiadas através deste trabalho.

O que é necessário à família ter para receber esta ajuda?

- É necessário que a pessoa tenha o lote e o material de construção e o vereador Farlei Adair entra com a mão de obra que é gratuita.

O projeto pessoal do vereador e presidente da câmara municipal poderia tornar-se um projeto autorizativo por parte do executivo municipal?

- Com certeza que sim, se houver boa vontade do executivo isto poderá se tornar uma realidade, mas o prefeito trabalha com métodos paliativos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por