Unesp cria curso de pós-graduação em gestão da cadeia produtiva de biocombustíveis com ênfase em biodiesel

Jornal O Norte
30/11/2007 às 16:06.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:24

As inscrições para o processo seletivo do curso de pós-graduação lato sensu  Especialização em Gestão da Cadeia Produtiva de Biocombustíveis com ênfase em Biodiesel criado pela FCA- Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, câmpus de Botucatu/SP, vão até o dia 5 de dezembro.

O curso pretende capacitar os participantes para gerir e expandir as atividades ligadas à cadeia de biocombustíveis, especialmente o biodiesel, tendo como foco principal o desenvolvimento regional.

 O conteúdo transmitido também pretende oferecer subsídios que possibilitem a compreensão das transformações que estão ocorrendo nos setores econômico, social, ambiental e institucional, em razão da busca de fontes renováveis de recursos energéticos.

Segundo Osmar de Carvalho Bueno, professor do Departamento de Gestão e Tecnologia Agroindustrial da FCA e coordenador do programa, o curso foi criado para atender uma lacuna do setor.

- A agroenergia está despontando como um cenário de potenciais mudanças no processo de desenvolvimento brasileiro. Mas há uma carência de profissionais na área de gestão de  processos envolvendo os biocombustíveis em escala regional, particularmente o biodiesel.

A Faculdade de Ciências Agronômicas possui tradição no estudo da questão energética brasileira. Desde 1982, a instituição mantém o programa de pós-graduação em Energia na Agricultura. Para o diretor da unidade, professor Leonardo Theodoro Büll, as perspectivas para o setor justificam a capacitação dos pequenos produtores.

- Os biocombustíveis formam hoje, certamente, o segmento mais promissor do agronegócio brasileiro. O desenvolvimento do setor deve alavancar a já pujante agricultura brasileira, bem como, transformá-lo em uma das mais importantes vias de inclusão do pequeno agricultor na cadeia do agronegócio internacional.

O quadro de docentes é formado por pesquisadores da Unesp, UFSCar, Fatec, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - APTA (IAC-Instituto Agronômico de Campinas e IEA-Instituto de Economia Agrícola) além de profissionais liberais renomados. Dentre as disciplinas oferecidas estão: Energia e Biomassa; Políticas Públicas; Sistemas de Produção de Culturas Energéticas; Mercado Consumidor e Prospecção Tecnológica. Ao todo serão 376 horas/aula, distribuídas em finais de semana, e 90 horas para elaboração de monografia.

Podem participar profissionais com nível superior completo, vinculados a organizações e instituições privadas, públicas, do terceiro setor (ONGs, OSCIPs, cooperativas, sindicatos, movimentos sociais, etc.) e áreas afins. Mais informações no site www.fca.unesp.br , pelo telefone (14)3811-7132 ou pelo e-mail posgraduacao@fca.unesp.br.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por