(Maurício Vieira)
Uma cartilha com orientações para a população em situação de rua em relação ao novo coronavírus (Covid-19) será lançada nesta sexta-feira, (3) no Rio de Janeiro. Outra cartilha, que também será lançada hoje, é voltada para voluntários que atendem a esses moradores.
Os documentos são uma iniciativa do grupo Urbanistas contra o Corona, em parceria com o Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Rio de Janeiro (Sisejufe) e com a Pastoral da População de Rua. O texto contará com suporte técnico de médicos e outros voluntários e estará disponível para todo o país, com distribuição gratuita.
A cartilha voltada aos moradores de rua, que tem quatro páginas, será impressa e distribuída em locais onde eles costumam frequentar em busca de alimentos.
Entre as orientações, que são complementadas por ilustrações, estão evitar aglomerações, não compartilhar itens, não abraçar ou apertar a mão de outras pessoas e colocar o braço sobre a boca ao tossir.
Também há informações sobre onde buscar abrigo e alimentos, onde se higienizar e para onde se dirigir caso apresente sintomas de covid-19.
As duas cartilhas podem ser impressas no site da Sisejufe.
Leia mais:
Moradores de vilas e favelas de BH vão ganhar cestas básicas para manter isolamento, diz Kalil
PBH amplia medidas de proteção à população de rua por conta da propagação do coronavírus