Urnas da votação paralela são sorteadas em Belo Horizonte

Do Portal HD*
06/10/2012 às 13:44.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:51

(TRE-MG/Divulgação)

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sorteou neste sábado (6), em audiência pública, as quatro urnas eletrônicas que serão usadas na votação paralela deste domingo (7).

Segundo o TRE, as urnas sorteadas são da 27ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte, que fica na Escola Prefeito Souza Lima, no bairro Jardim Vitória; da 339ª Zona Eleitoral, de Jequeri, na Zona da Mata; da 126ª Zona Eleitoral, de Ibiá, no Alto Paranaíba; e 195ª Zona Eleitoral, de Nova Resende, no Sul do estado.

As urnas sorteadas serão retiradas de seus locais de origem e transportadas, de helicóptero, carro ou avião, para o TRE-MG, na capital, onde ficarão sob a vigilância da Polícia Militar do Estado. Elas são substituídas por outras do estoque de reserva e o procedimento não interfere na votação.

De acordo com o tribunal, a medida funciona como uma auditoria para comprovar a segurança e a confiabilidade do sistema informatizado de votação, por meio da comparação dos resultados da votação na urna eletrônica e em duas mil cédulas de papel.
 
"A votação paralela mostra que o processo é real e não tem qualquer possibilidade de fraude”, explica o presidente do TRE-MG, desembargador Antônio Carlos Cruvinel.

A votação paralela foi instituída nas eleições municipais de 2000 e, desde 2008, todo o processo é acompanhado por uma empresa de auditoria externa, contratada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

*Com informações do TRE-MG

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por