Utopia traz para BH o conceito espanhol de bar e restaurante no mesmo ambiente

Frank Martins - Hoje em Dia
18/10/2015 às 12:05.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:06
 (Ricardo Bastos)

(Ricardo Bastos)

Trabalhar com gastronomia é o sonho de muitos. De acordo com os dicionários, um sonho que se imagina como sendo perfeito, ideal, porém que não se sabe ao certo se é possível alcançar é denominado de utopia. E largar o emprego em uma grande estatal para se arriscar no competitivo e voraz ramo da culinária em BH seria realização de um sonho, utopia, ou loucura mesmo?

Para o casal Gustavo Campos e Joana Correa, o Utopia Resto-Bar virou um sonho real na boêmia rua Pium-i. Com ares cosmopolita e decoração com inspiração nova-iorquina, o bar oferece ao mesmo tempo drinks exclusivos e bem realizados para acompanhar uma comida criativa e saborosa.

“Estamos trazendo a BH uma nova casa - que já é a menina dos olhos da noite de Salvador, onde as pessoas poderão desfrutar de um cardápio variado que passeia entre a alta gastronomia e petiscos refinados, degustar um bom vinho, um chope gelado ou um whisky no clima de um bar vendo jogo, ou no aconchego de um restaurante”, conta Gustavo.

Para se destacar e ser notado na noite belo-horizontina, o Utopia Resto-Bar aposta no drink que é a cara do Brasil para os gringos. São mais de 20 sabores de caipirinhas - ou caipiroskas com vodka nacional ou importada, o cliente é quem manda.



Para agradar a todos tem drinks que vão desde a mais simples, batizada como a “Humilde” (vodka e frutas), até a “Canarinha” (limão siciliano, tangerina, suco de maracujá e picolé de kiwi) ou a famosa “Dolce Vita Vermelha”, que leva morango, jabuticaba - fora da época ela é substituída por uva, e uma generosa porção de algodão doce feito na hora, que cobre todo o copo e é sucesso nas redes sociais.

Para melhorar ainda este sonho de lugar, a cozinha da casa é comandada pelo chef italiano Luca Buonerba.



Amor e respeito para cozinhar bem

Natural da cidade italiana de Napoli, Luca Buonerba traz na sua bagagem a experiência e os sabores da cozinha mediterrânea adaptada ao gosto brasileiro.

“Procuro passar amor e respeito à comida. Converso com os ingredientes durante o preparo. Cozinhar é uma ato que vai além de simplesmente fazer algo para alguém comer”, conta o jovem chef que já cozinhou por duas oportunidades na Festa Italiana de BH e que tem passagens pelo Scudetto Cucina, Aleph, Osteria Degli Angeli, e Topo do Mundo.

Luca não vê dificuldade ou problema em dividir o ambiente do restaurante, que é especializado na gastronomia contemporânea e mediterrânea, com um típico barzinho brasileiro. O serviço da casa dispensa formalidades e procura manter o foco principal no sabor e na experiência.

Entre os petiscos que têm apresentado boa aceitação dos clientes está a Porção de Camarão na Tapioca, onde os crustáceos são recheados de queijo catupiry e parmesão, e empanados com tapioca em grãos. Para melhorar, ainda tem um creme de morango com pimenta e molho de gorgonzola. Combina muito bem com uma caipirinha ‘Canarinha’.

Já na linha de pratos, a Tilápia com Risoto de Limão Siciliano e Aspargos é uma refeição perfeita para um casal e harmoniza perfeitamente com uma cerveja Brücke.

“Utilizo muito os temperos e os condimentos brasileiros para finalizar os meus pratos. Adoro usar pimenta biquinho, açafrão, alecrim e alho poró nas minhas criações. Neste momento é que consigo juntar o melhor da cozinha mediterrânea com o sabor nacional”, explica Buonerba, que antes de vir morar e casar em Belo Horizonte, cozinhou pelas cidade de Roma, Ibiza, Londres, Nova Iorque, Miami e Tampa.

Outras sugestões do chef são a Costelinha de Porco grelhada ao molho barbecue especial da casa, que derrete na boca, e o Filet Dois Sabores, com molho de mostarda e molho poivre. Tudo com muito carinho e paixão.

Receita do Bar

Camarão na tapioca

Ingredientes
10 camarões frescos, descascados e sem cabeça
50g de mix de queijo
100g de farinha de trigo
2 ovos
100g de tapioca
50g de molho de gorgonzola
50g de molho de pimenta

Modo de preparo
Faça um corte na parte superior do camarão, recheei com o mix de queijo
Use a farinha de trigo, a tapioca e os ovos para empanar os camarões
Frite-os
Sirva com o molho de gorgonzola e o molho de pimenta a parte


Receita do Restaurante



Risoto de Limão Siciliano com Tilápia e Aspargos

Ingredientes
200g de arroz especial para risoto
200ml de caldo de legumes
Suco de limão siciliano
50g de queijo parmesão ralado
1 aspargo
Raspas de limão siciliano
200g de filé de tilápia
50g de manteiga
25ml de vinho branco

Modo de preparo
Prepare o arroz para risoto normalmente
Cozinhe o aspargo até ficar ao dente (aproximadamente 5 min) e reserve
Em uma panela para risoto, coloque o arroz especial e o caldo de legumes
Junte o suco e raspas de limão siciliano a gosto
Coloque o aspargos cortado e o queijo ralado
Finalize com a manteiga
Tempere a tilápia a gosto. Depois, envolva o peixe em papel alumínio e leve ao forno com o vinho por cerca de 10 minutos

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por