Valor do aluguel cai, mas não reflete na procura

Jornal O Norte
22/07/2009 às 10:03.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:05

Janaína Gonçalves


Repórter

O IGPM - Índice geral de preços e mercado, usado como referência para reajuste de contratos de aluguéis, teve queda de 0,27% na segunda leitura de julho, conforme informações divulgadas ontem, terça-feira, pela  FGV - Fundação Getúlio Vargas. O resultado ficou abaixo do observado no mesmo período do mês anterior, quando houve leve alta de 0,07 %. O índice acumulou queda de 1,51%, e, nos últimos 12 meses, de 0,51%.




Índice geral dos preços cai, mas setor


imobiliário não sente impactos
.

Apesar dos dados, a realidade do setor imobiliário de Montes Claros não sentiu nenhuma diferença nesses números. De acordo com imobiliárias da cidade, os contratos de aluguel diminuem neste período, uma vez que a cidade é considerada pólo universitário. Assim, há muita saída de pessoas da cidade, e a crise financeira tem sido outro fator que tem inibido as pessoas a optar por aluguéis.

Para Maria Aparecida Sobral, professora e proprietária de alguns imóveis em Moc, quem alugar deve ter em mente duas coisas: quais os objetivos com esse imóvel e quanto pode pagar por ele.

- Algumas dessas questões são tão pessoais quanto no caso da compra de uma casa própria, outras são possíveis de padronizar para evitar problemas posteriores - salienta.

A bibliotecária Maria Nazaré Leite Pereira, que há 10 anos vive de aluguel, confessa ser uma situação difícil, já que investe em conforto, mas o dinheiro não tem volta.

- Neste ano já paguei aluguéis em torno de R$ 300 a R$ 600, isso depende da localização e obviamente das suas preferências. Quando você vai alugar um imóvel, é preciso pensar se é melhor estar próximo do seu trabalho ou da sua faculdade, para economizar tempo e dinheiro de locomoção – afirma.

Além disso, ela acrescenta que as condições do imóvel devem ser avaliadas com cuidado:

- Deve-se olhar se não há infiltrações, se os armários não estão emperrados ou quebrados, se as torneiras e outras tubulações estão funcionando corretamente. Esta é uma forma de amenizar transtornos futuros.

Ela diz que seu sonho é sair do aluguel:

- Estou tentando economizar para sair do aluguel o mais rápido possível.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por