O sedã vive um momento de declínio. Se não bastasse a dinastia dos SUVs, que basicamente devorou todo mercado como se fosse uma nuvem de gafanhotos, agora são os cupês quatro portas que ameaçam o que restou dos sedãs.
E uma prova disso é a nova geração do Audi A5, que chega para ocupar a vaga do A4 e acaba de ser confirmado para estrear aqui pela filial brasileira.
O três volumes foi um dos principais produtos da marca das quatro argolas por três décadas, mas não resistiu à silhueta dos cupês.
O novo A5 tem estilo que mescla as duas carrocerias. Sua coluna traseira não tem a mesma cadência fastback de seus antecessores. Há uma “pontinha” de porta-malas destacado, mas a tampa é integrada ao para-brisas, como num hatch ou SUV.
O recurso facilita o acesso a bagagens, mas demanda atenção em garagens de teto baixo. Mas este não foi o motivo para a Audi aposentar o A4.
Com o novo A5, a marca oferece um modelo premium médio que agrada tanto quem precisa de um carro funcional, como para quem busca um visual arrojado. Ao mesmo tempo, ela torna sua operação fabril mais eficiente.
Dito isso, vamos ao novo A5. O cupê quatro portas reforça a atual identidade visual da Audi e também estreia a nova plataforma PPC. Trata-se de uma nova base desenvolvida pelo Grupo VW para modelos premium a combustão.
Ou seja, a febre dos elétricos passou e o mercado viu que precisará manter motores térmicos até que se consiga finalmente soluções de recarga e autonomia factíveis para o consumidor.
Visualmente, o carro ficou bastante estiloso, mas sem exageros. Sob o capô, a versão que vem para o Brasil utiliza motor 2.0 turbo de 271 cv e cerca de 40 kgfm de torque, auxiliado por um módulo híbrido-leve, para garantir que o A5 atenda às exigências de emissões.
O conjunto mecânico será complementado pela transmissão automática de oito marchas, S Tronic. Já a tração é integral Quattro.
Por dentro, ele recorre à atual arquitetura do Grupo VW. Assim como os primos da Porsche, o A5 tem um monte de telas no painel. Uma para quadro de instrumentos, uma para multimídia, a terceira para climatização e a quarta exclusiva para o passageiro. Mas para o Brasil, quem viaja ao lado terá que se contentar com a paisagem.
O modelo ainda oferece assistentes de condução, acabamento de primeira linha e um monte de mordomias. Sua estreia ocorre até a virada do semestre.