
Se o amigo me perguntar qual foi o carro mais legal que já guiei, ficarei na dúvida entre três: Porsche 911 Carrera (993), BMW M2 e Audi RS6 Avant. Sim, são mais legais que a Mercedes-AMG GTS, Porsche 911 GT3 RS e Audi R8 V10 Plus. Não tenho dúvidas.
De fato tenho uma queda por peruas e já pude guiar a RS6 Avant algumas vezes, duas delas nas pistas. É um carro soberbo, abissal, com seu V8 biturbo com mais de 600 cv.
Mas para a Audi é não era o bastante. Ela queria dar ainda mais fúria para sua consagrada perua. Assim, ela acaba de revelar a RS6 Avant GT, que ganhou novos apêndices aerodinâmicos, novos amortecedores com carga e altura ajustáveis, mais peças em fibra de carbono e novas e exclusivas rodas aro 22, pintadas em branco.
A Avant GT teve cuidado especial com a pintura. Pintada de branco, ela conta com detalhes vermelhos e também em preto e cinza. As cores simbolizam a identidade visual da divisão esportiva da marca nos anos 1980, em especial ao antológico Audi 90 IMSA GTO que fez história nos Estados Unidos em 1989.
Sob o capô, a RS6 Avant GT utiliza o mesmo e poderoso V8 biturbo 4.0, com turbinas montadas entre as bancadas. O coração pulsa assustadores 630 cv e 86,7 kgfm de torque, que é distribuído perfeitamente pelo sistema de tração Quattro.
Por ter ganhado peças e painéis mais leves a aceleração da perua melhorou. O 0 a 100 km/h caiu para 3,3 segundos (uma melhora de 0,3 segundos). Trata-se de um números estúpido quando falamos de um carro de um carro de duas toneladas.
Para sair da imobilidade e chegar aos 200 km/h, ela precisa de apenas 11,5 segundos. É o mesmo tempo que um Hyundai Creta 1.0 Turbo leva para chegar à metade da velocidade. A máxima da perua é de 305 km/h.
Para dar conta de frear esse bólido de duas toneladas a 300 km/h, a Audi instalou novos freios com discos de cerâmica, que suportam o calor extremo nas desacelerações mais bruscas. Simplesmente uma fera que chega justamente para desafiar a nova M5 Touring que quer destronar a rainha das quatro argolas.
A RS6 Avant GT terá apenas 660 unidades e será vendida no Velho Mundo por 200 mil euros, cada. O valor corresponde a quase R$ 1,2 milhão. Se algum exemplar chegar por aqui, certamente superará a casa dos R$ 3 milhões.