Super GT

Bentley apresenta cupê Mulliner Batur, que terá apenas 18 unidades produzidas

Marcelo Jabulas
@mjabulas
Publicado em 24/08/2022 às 09:47.
Com o Mulliner Batur, Bentley revela como será sua nova orientação de estilo para seus futuros modelos eletrificados; gran turismo inglês tem motor V12 biturbo de 740 cv (Divulgação)

Com o Mulliner Batur, Bentley revela como será sua nova orientação de estilo para seus futuros modelos eletrificados; gran turismo inglês tem motor V12 biturbo de 740 cv (Divulgação)

Quando uma marca quer inaugurar uma nova identidade visual para seus automóveis, geralmente lança um carro-conceito. Mas a Bentley não quis saber de fazer um carro “oco” para antecipar o estilo de seus próximos modelos e criou o Mulliner Batur.

Suas linhas foram inspiradas no roadster Mulliner Bacalar, apresentado no ano passado. No entanto, ganhou conjunto ótico totalmente novo, que quebra uma linha estética inaugurada há 20 anos com o primeiro protótipo do Continental GT.

Esse gran turismo britânico é um carro superlativo em tudo que se pode imaginar. É o Bentley mais potente da história. Ele é equipado com o gigantesco W12 biturbo (isso mesmo, um motor em W a partir da fusão de dois V6) de 6.0 litros. 

Essa usina entrega nada menos que 740 cv e 100 kgfm de torque. Para chegar a tais números, a Bentley revisou admissão, escapamento e diversos componentes do bloco.

Curiosamente, esse monstro que devora gasolina como se fosse água mineral gasosa, foi desenhado para marcar justamente o estilo visual dos próximos modelos eletrificados da marca. Ou seja, uma despedida de uma era.

“O Batur é um carro significativo para a Bentley. Muito mais do que o herdeiro do bem-sucedido Bacalar, o Batur mostra a direção de design que estamos tomando no futuro à medida que desenvolvemos nossa linha de BEVs”, explica o presidente e executivo-chefe da Bentley, Adrian Hallmark.

O Batur impressiona pelo estilo. Se as linhas atemporais do Continental GT são referência há duas décadas, o Batur quer inaugurar uma nova era. O Sedã tem desenho arrojado e se forja como um GT clássico. Capô longo, traseira curta, configuração 2+2 e bom espaço para a bagagem de um casal. 

Tudo adornado por elementos que indicam a força desse carro, como as rodas de 22 polegadas, que deixam a mostra as enormes pinças de freio. Por dentro esse Bentley une tradição e modernidade. 

Ele utiliza materiais nobres, com revestimento em couro em praticamente todo interior, assim como tapeçaria de alto padrão. O quadro de instrumentos digital, contrasta com os marcadores analógicos e também com o relógio de ponteiros.

Se o amigo ficou interessado em importar uma das 18 unidades desse Bentley, saiba que ele custa algo em torno de R$ 10 milhões. O problema é que não basta ter o dinheiro, pois toda a tiragem já foi vendida. Mas não deixe de conferir os classificados. Quem sabe...

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por