(Divulgação)
A BMW comemora em 2022 os 50 anos da divisão M Sport. O braço esportivo nasceu em 1972 para ser o time oficial para preparação de carros de pista e também modelos de rua de alta performance.
E o primeiro ícone foi o 3.0 CSL, lançado em 1972. Derivado do cupê E9, esse carro se tornou uma lenda ao vencer o Campeonato Europeu de Turismo de 1973. E devido ao seu kit aerodinâmico, o bólido foi apelidado de Batmóvel.
Agora, para celebrar o meio século da linha M, a BMW acaba de apresentar a releitura moderna do 3.0 CSL, com apenas 50 unidades numeradas. Desenvolvido sobre a base do M4, o novo Batmóvel conta com o mesmo conjunto mecânico do cupê furioso da marca alemã.
O esportivo é equipado com a unidade 3.0 biturbo, que equipa boa parte dos modelos BMW. Para essa edição, o bloco foi recalibrado e passou a entregar 560 cv e 55 kgfm de torque.
O 3.0 CSL é um carro para motoristas iniciados. Ele lança mão da transmissão automática de oito marchas por uma caixa manual de seis marchas. E não me venha com essa história de tração integral.
Para esse bólido o torque é direcionado apenas para as rodas traseiras, via eixo cardã e diferencial. Coisas da velha guarda.
Visual do Batmóvel
O 3.0 CSL é um M4, mas com estilo próprio. O modelo ganhou novos para-lamas alargados, sendo que os traseiros passaram a contar com aerofólio integrado. Essa peça era o ponto focal do carro original. Um segundo aerofólio foi instalado sobre o para-brisas traseiro, igual ao carro dos anos 1970.
Visto de lateral é possível identificar a releitura do Batmóvel. As rodas aro 20 polegadas (frente) e 21 (traseira) acentuam os para-lamas alargados.
Visto de frente o cupê ganhou novo para-choque, com coletores que remetem aos “copinhos” do para-choque de 1972. A grande novidade é que a assustadora grade do M4 (Série 4) ganhou novo desenho, que inclusive poderia servir de orientação para os modelos em linha.
Por dentro, o destaque fica por conta dos bancos feitos com fibra de carbono. Pena que são apenas 50 unidades.