CARRO-CONCEITO

Buick revela conceito Wildcat EV, com a pegada de cupê elétrico da Audi

Marcelo Jabulas
@mjabulas
Publicado em 04/06/2022 às 11:58.

(GM/Divulgação)

As três gigantes de Detroit, General Motors, Ford e Chrysler vivem um dilema: o que fazer com suas marcas? Emblemas como Lincoln, Chrysler, Cadillac e Buick ainda resistem ao tempo, enquanto selos como Mercury, Oldsmobile, Plymouth, Saturn, Pontiac já foram extintos. 

Mas como fazer para que as restantes não desapareçam? Uma das soluções está na eletrificação. A GM acaba de revelar o Wildcat EV, um cupê elétrico que leva o emblema da Buick.

Prestes a completar 120 anos de sua fundação, há muito a Buick sobrevive de projetos desenvolvidos fora dos Estados Unidos. Boa parte desses produtos eram “empréstimos” da alemã Opel e da australiana Holden (que também fechou as portas).

Além disso, nos últimos anos, a marca se transformou num laboratório de modelos conceituais, entre eles o Wildcat EV, apresentado simultaneamente com o SUV cupê Electra-X Concept. Mas vamos falar de Wildcat EV.

O cupê se mostra como uma aposta para concorrer justamente no segmento de luxo eletrificado, em que a Audi tornou-se referência com RS e-tron GT. Seu nome é uma alusão ao modelo Wildcat, de 1953 e também aos diversos conceitos que surgiram nos anos posteriores.

O carro tem desenho interessante, com frente alongada, faróis em bumerangue, como nos McLaren atuais. Uma grande grade apenas compõe a estética, pois não há um radiador atrás dele. 

Mas o melhor está na traseira, com cadência fastback e lanternas em “L” que acompanham o para-brisas e escorrem pela linha de cintura. Lembram muito as luzes do Volvo C40 Recharge.

“Estamos à beira da verdadeira mudança, e este conceito é uma visão tangível disso. O Wildcat EV inaugura o próximo capítulo na herança de design da Buick, à medida que fazemos a transição crucial para o nosso futuro totalmente elétrico”, aponta a diretora executiva da Global Buick e GMC Design, Sharon Gauci.

O modelo em si está distante de uma versão definitiva. Trata-se de um showcar cheio de vincos, cromos e ausência de elementos funcionais como maçanetas.

Baixo, ele conta com portinholas no teto, elas se suspendem quando a porta se abre. Um recurso para facilitar o acesso. Algo que definitivamente não veríamos no carro final.

Seu interior é futurista, mas não chega a ser espantoso. Ele conta com um quadro de instrumentos com uma grande tela que se desloca por quase a metade do painel. Uma segunda tela está posicionada no console central. Quem tiver embarcado num Mercedes-Benz Classe S recentemente, certamente não irá ficar chocado.

Por hora, o Wildcat EV é apenas visual. A marca não fala sobre motorização, baterias, autonomia, e demais detalhes técnicos. Resta saber por mais quanto tempo a pilha da Buick irá funcionar.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por