A BYD não está satisfeita em ser líder no segmento eletrificado no Brasil. E muito menos em se tornar fabricante local. Ela quer mais e se prepara para entrar no mercado premium.
A vice-presidente global da BYD, Stella Li, confirmou a importação do Denza Z9 para o Brasil. O modelo é um cupê quatro portas eletrificado, que tem versões híbrida ou 100% elétrica.
A executiva não deixou claro qual motorização será destinada para o Brasil, mas fato é que o Denza Z9 quer concorrer com os Porsche Panamera (híbrido) e Taycan (elétrico).
O Z9 não é o primeiro chinês interessado nos clientes Porsche. A Zeekr também enche o peito para desafiar a marca alemã com seu 001.
Mas voltando ao Denza Z9, o modelo é oferecido em versão híbrida plug-in de 870 cv, que combina motor 2.0 turbo combinado com três unidades elétricas. O Denza Z9 também conta com variante 100% elétrica de 965 cv.
Nos dois casos, o chinês supera o Panamera, assim como o Taycan. A estratégia da BYD é se consolidar no segmento de luxo com produtos sofisticados, mas com valores mais competitivos. É praticamente o que fez com seus produtos de emblema BYD.
Alem do cupê, Stella Li também irá importar a van deluxo D9 e o SUV Bao 5. O jipão utiliza o mesmo conjunto híbrido da picape Shark, assim como o chassi DMO, desenvolvido para veículos eletrificados.