R$ 140 MIL

Caoa Chery lança iCar: O elétrico menos caro do mercado

Marcelo Jabulas
@mjabulas
18/06/2022 às 10:52.
Atualizado em 18/06/2022 às 10:52

(Caoa Chery/Divulgação)

A Caoa Chery acaba de lançar o iCar, seu diminuto modelo elétrico que chega para ser a opção menos cara entre os automóveis movidos a bateria. Com preço sugerido de R$ 139.990, o carrinho desbancou o Kwid E-Tech, que até então era a opção mais barata da praça, com preço sugerido de R$ 143 mil.

 Com vendas programadas para o final deste mês, o iCar não é novidade lá fora, mas só agora chega por aqui. Na China, o carrinho é vendido como eQ1, onde é oferecido com duas opções de motores e baterias que permitem autonomias de 300 e 400 km.

 Por aqui, ele terá um motor de 45 cv e 15,3 kgfm de torque, além de baterias de 30,8 kWh que rende autonomia de 282 km. Quilometragem que não foge ao que boa parte dos compactos elétricos entregam por aqui. A marca não divulgou números de desempenho como aceleração ou performance. Mas certamente não deverá superar a casa dos 140 km/h para não comprometer a autonomia.

 Segundo a marca, o iCar pode ser recarregado em diferentes fontes de alimentação, desde carregadores domésticos (Wallbox), tomada 220V e também em eletropostos. Na fonte de menor potência é preciso 11 horas plugado na tomada para recuperar toda a carga.

 Já num carregador doméstico, o tempo cai para 5 horas e num eletroposto de alta potência bastam apenas 36 minutos para encher o “tanque”.

 Pequenino

 O Caoa Chery iCar é um carrinho de dimensões minúsculas. Ele tem apenas 3,20 m de comprimento, o que faz dele um dos menores automóveis do mercado. Ele é menor que o Kwid em quase 50 cm e só não é menor que o Smart ForTwo.

 Mas diferentemente do carrinho da Mercedes-Benz, que só leva dois ocupantes, o chinesinho é capaz de levar motorista e três passageiros. E surpreendentemente ainda sobra um espaço no porta-malas para pequenos volumes.

 Para convencer o consumidor a gastar R$ 140 mil num carrinho tão pequeno, a Caoa Chery recheou o iCar. Ele conta com quadro de instrumentos digital, partida sem chave, climatização digital e um grande multimídia vertical.

 Híbridos

 Junto do iCar, a marca sino-brasileira também aproveitou para apresentar o restante de sua linha com suporte elétrico. A Caoa Chery quer ser a primeira marca totalmente eletrificada do mercado brasileiro.

 Para isso passará a oferecer o SUV Tiggo 8 Pro Hybrid Plug-in equipado com unidade turbo 1.5 e um módulo elétrico. Juntos os motores entregam 317 cv e 56,6 kgfm de torque. Números que permitem que o jipão acelere de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos.

 A marca também apresentou os SUS Tiggo 5 Pro e Tiggo 7, assim como o Arrizo 6, com sistema híbrido leve. Eles combinam o motor a combustão com módulo 48 volts, que assume a função de arranque, alternador e fornece torque sob demanda.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por