A General Motors acaba de oficializar o ajuste dos motores dos Chevrolet Tracker e Montana. Os blocos 1.0 e 1.2 receberam novas calibrações para atender a nova norma de emissões, PL8.
Com as mudanças, o motor 1.0 turbo, que equipa as versões de acesso do SUV teve sua potência elevada de 116 cv para 121 cv. O torque também ficou 12,5% maior, passando de 16,8 kgfm para 18,9 kgfm.
Já o bloco 1.2 turbo, que equipa as versões topo de linha e toda gama da Montana, saltou de 133 cv para 141 cv. O ganho de torque foi mais expressivo com o uso de gasolina, passando de 19,4 kgfm para 22,4 kgfm. Uma variação de 15,4%. Com etanol, o ganho foi mais modesto, saltando de 21,4 kgfm para 22,9 kgfm. Uma melhoria de 7%.
As modificações são reflexos dos ajustes para atender aos limites de emissões estabelecidos pela norma. Os níveis de consumo também melhoram de 1% a 9%, no caso do Tracker, dependendo do motor, do tipo de combustível e tipo de circulação (urbano ou rodoviário).
Para a Montana (com transmissão automática), os ganhos foram mais modestos, inclusive com aumento de consumo de até 2,5% maior com uso de etanol, na cidade, com etanol. Com gasolina, o motor 1.2 sofreu leve aumento de consumo, na casa de 0,8%, também no perímetro urbano.
E o Onix?
O Onix e o sedã Onix Plus utilizam o mesmo motor 1.0 turbo. No entanto, por hora não há nenhuma indicação da nova calibração dos motores para a dupla.
Uma aposta é que a novidade chegue em janeiro, quando a GM celebrará 100 anos de operações no Brasil. A expectativa é que os compactos reestilizados cheguem com os motores atualizados e mais potentes.