
Marcas de alto luxo, geralmente, tendem a desconversar quando o assunto é carro elétrico. Apresentam tecnologias de eletrificação, mas geralmente sem macular seus poderosos motores que devoram gasolina como se não houvesse um amanhã.
Mas a Lamborghini resolveu dar um passo à frente. A marca italiana acaba de revelar o conceito Lanzador. Trata-se de um SUV cupê que promete ser o primeiro Lambo elétrico da história e que fará sua estreia em 2028.
Com linhas elegantes, o Lanzador é uma mescla de Urus com Huracán. Tem o perfil dos esportivos, mas com a musculatura do SUV. A ideia da marca é criar um gran turismo, de configuração 2+2, como reza a lei pétrea dos GTs.
Por dentro, o Lanzador dá mostras de que se trata de um carro praticamente pronto. Apesar do visual futurista, é praticamente um veículo finalizado, com instrumentos funcionais, sem aquelas peças visuais, mas sem nenhuma utilidade.
O Lambo oferece duas telas, uma para o motorista e outra para o passageiro. No quadro de instrumentos há três grandes relógios. Curiosamente, no lugar do conta-giros, há indicador de potência do conjunto motriz.
E por falar em motor, a marca faz mistério. Não deu nenhum dado técnico. É esperado que o Lanzador tenha dois motores (um para cada eixo). Afinal, a marca tem tradição em carros com tração integral.
Nada foi dito sobre as baterias do Lanzador. Mas se podemos palpitar, certamente o modelo terá conjunto compartilhado com os parentes alemães da Audi, Porsche e VW. Claro que deverá ser destinado mais veneno. Mas não seria surpresa nenhuma o modelo oferecer potência na casa dos 600 cv, como o Audi RS e-tron GT ou os assustadores 761 cv do Porsche Taycan Turbo S.
O que a marca afirma é que o carro terá um banho de tecnologia. Entre os recursos, o Lanzador contará com suspensão ativa. Ou seja, o sistema é capaz de se antecipar sobre as ondulações do piso e otimizar o comportamento dinâmico.
Mas sem motor, potência ou autonomia, o que é fato é que a Lamborghini deu um passo à frente. O touro está na tomada.