
Depois de penar com sua primeira geração de carros elétricos, a Volkswagen se prepara para o segundo ato na gama eletrificada. E para ganhar volume e concorrer com os chineses, a fabricante alemã apostará na base do mercado.
E a resposta chegará em 2027 com o ID.Every1. Nas palavras da própria matriz, o tem a responsabilidade de repetir o feito do Fusca, há mais de 70 anos. Mas para a VW ele é o legítimo sucessor do Up.
"O ID.EVERY1 representa a última peça do quebra-cabeça em nosso caminho para a mais ampla seleção de modelos no segmento de volume. Ofereceremos então a cada cliente o carro certo com o sistema de direção certo - incluindo mobilidade de nível básico totalmente elétrica acessível", explica o CEO da VW, Thomas Schäefer
Por hora, o modelo ainda é um conceito, mas com desenho próximo do produto final. Com linhas suaves, o ID.Every1 recorre a elementos tradicionais dos VW, como a coluna C larga (do Golf e Polo), assim como elementos minimalistas, sem excesso de vincos.
Com apenas 3,88 m de comprimento, o carrinho conta com entre-eixos longo e balanços mínimos. O ID.Every1 privilegia ao máximo o espaço para habitáculo. E por falar em cabine, o interior é funcional.
Apesar de as imagens terem sido geradas por computador, é possível notar que se trata de uma proposta simples. O quadro de instrumentos está embutido entre as camadas do painel e o destaque fica por conta do grande multimídia.
O popular elétrico da Volks será equipado com motor 95 cv e baterias de 250 km de autonomia. Segundo a marca, ele será vendido por 20 mil euros (R$ 125 mil) e se posicionará abaixo do ID.2all, que é uma espécie de Golf elétrico.