Dono do pasto

Enxurrada de picapes não abala desempenho da Fiat Toro, que segue como referência no mercado

Marcelo Jabulas
@mjabulas
Publicado em 09/12/2023 às 13:48.

(Marcelo Jabulas)

A Fiat Toro consolidou o segmento de picapes intermediárias. Ela não foi pioneira, posto que cabe à inexpressiva Renault Oroch, mas foi por um intervalo bem curto. 

O efeito Toro provocou uma corrida por novas picapes intermediárias. A Ford passou a importar a Maverick, enquanto a General Motors reformulou completamente a Chevrolet Montana. 

E até mesmo a Ram, marca do mesmo grupo da Fiat entrou na dança com a Rampage, que nada mais é que uma Toro com a grife do carneiro. E diante de tantas novidades, parecia que a Fiat teria que se mexer. E ela se mexeu, aplicou um filete vermelho na grade da Toro Ultra, em sua linha 2024. 

Isso porque a Toro segue inabalável no segmento que a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) classifica como picapes grandes. Nesse balaio, que inclui intermediárias, médias e grandes, a italiana é soberana.

De janeiro a novembro foram 46,6 mil licenciamentos. A Toyota Hilux vem logo atrás com 41,8 mil carros vendidos e Montana fecha o pódio com 27,5 mil. 

A Toro Ultra

A Toro Ultra segue como uma opção interessante para quem busca uma picape, mas fará dela seu carro de passeio na cidade. 
O motor turbodiesel 2.0 de 170 cv e 35,7 kgfm de torque é combinado com transmissão de nove marchas e tração integral, com seletor de 4x4 e 4x4 reduzida (que na verdade é a primeira marcha da picape). O consumo gira na faixa de 8,5 km/l na cidade, mas que vai além dos 13 km/l.

O grande barato da versão é a capota marítima rígida, que forma um porta-malas de automóvel. A picape ainda conta com uma bolsa que preenche boa parte do volume e serve para proteger a bagagem de poeira ou água que podem infiltrar na caçamba.

Por dentro, nada de diferente! A lista de série conta com quadro de instrumentos digital, ar-condicionado digital de duas zonas, partida sem chave, carregamento sem fio, retrovisores elétricos com rebatimento, bancos revestidos em couro e ajuste elétrico para motorista, retrovisor fotocrômico, sensor crepuscular e acionamento automático do limpador de para-brisas. 

A picape ainda conta com sistema multimídia de 10,1 polegadas. A grande tela vertical tem navegação GPS nativa, internet 4G (com plano avulso), conexão Android Auto e Apple CarPlay sem fio, assistente Amazon Alexa, câmera de ré, assim como sistema de acesso remoto Fiat Connect. 

>A lista ainda inclui rodas de liga leve aro 18, com pneus Pirelli Scorpion e faróis de neblina. Ele ainda conta com alerta de colisão, frenagem automática de autônoma emergencial, monitor de faixa e ajuste automático dos faróis.

Ou seja, a Toro se comporta como um sedã grande na cidade, mas oferece capacidade off-road para cair na estrada ou fora dela.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por