REVOLUÇÃO DAS MARCAS

Fabricantes apostaram em novos segmentos e mudanças estratégicas em 2024

Mercado de automóveis tem melhor ano desde 2015, o que motivou uma enxurrada de lançamentos e apostas inusitadas

Marcelo Jabulas
Publicado em 23/12/2024 às 08:15.

O mercado de automóveis está aquecido. As vendas em 2024 são as melhores dos últimos anos e há uma expectativa de que o ano feche acima de 2,5 milhões de licenciamentos, superando 2015.

E diante do cenário otimista, mesmo com taxa de juros elevada, o que encarece o crédito do consumidor, a indústria não perdeu tempo e lançou produtos interessantes em 2024. Mas o que chama atenção, foram apostas de várias marcas em segmentos que não eram de seu metiê. Confira alguns modelos que foram destaque.

Renault Kardian

O Kardian é literalmente o Carro do Ano. O aventureiro francês arrebatou o prêmio da Revista Autoesporte e teve seus méritos.

O Kardian é a aposta da nova Renault no Brasil. A marca francesa mudou sua estratégia de mercado para a região latina. Ela quer deixar de ser uma marca de modelos de baixo custo e se dedicar a carros mais qualificados.

O Kardian é o primeiro passo, o aventureiro compacto seguiu os caminhos de Fiat Pulse e Nivus. Se destaca pelo motor TCe 1.0 de 125 cv e 22 kgfm, combinado com transmissão automática de dupla embreagem ou manual. Bonito e cheio de conteúdos, o carrinho fez jus ao título.

Citroën Basalt

A Citröen é outra marca que tem se reinventado no Brasil. A francesa sempre sofreu com pecha de frágil e cara. Mas com a criação da Stellantis e uso de mecânica Fiat, os caminhos da marca tomaram novos rumos.

A Citröen assumiu o posto de marca de acesso do grupo. Este ano lançou a versão de sete lugares do C3 Aircross, mas a grande novidade foi o Basalt, que agrada pelo espaço interno, pelos conteúdos e o esperto motor T200 1.0 turbo de 130 cv.

O SUV cupê chegou para ser o utilitário mais barato do mercado. E ainda quebrou paradigmas ao receber um pequeno motor 1.0 de 75 cv. A francesa entendeu bem que o consumidor busca um carro um pouco mais qualificado, mesmo que seja um popular sob a carcaça.

Fiat Titano

A Fiat é líder no varejo de picapes há milênios. Ela inventou o conceito da picape leve no Brasil, como o 147 Pick-Up e se consagrou com Strada e Toro. Mas sempre faltou uma média para chamar de sua.

E como nunca arranjou espaço em Betim, Goiana, ou Córdoba, para montar uma picape com chassi, ela comprou metade da uruguaia Nordex e resolveu transformar a Peugeot Landtrek em Fiat Titano.

A picape estreou no primeiro semestre com preço agressivo, uma rede de assistência gigantesca e robustez para quem precisa de um veículo para circular nos piores terrenos e estradas do país. Ela ainda é a lanterna entre as médias, mas deverá fechar o ano com mais de 5 mil unidades (metade da capacidade da planta uruguaia). 

Fiat Fastback e Pulse Híbridos

Eletrificar se tornou palavra de ordem na indústria automotiva. No entanto, já se sabe que o processo não pode ser feito na marra e simplesmente aposentar o motor a combustão por um 100% elétrico (BEV).

A Stellantis enxergou isso e criou o programa Bio-Hybrid, que prevê a introdução de diferentes tecnologias, que vão desde o híbrido leve ao BEV. Assim, ela lançou, há pouco, a dupla Pulse e Fastback T200 Hybrid, que passam a contar com um pequeno motor elétrico de 4 cv.

A unidade auxilia o carro a todo tempo tem como objetivo reduzir consumo e emissões, que podem superar 20%. Com custo adicional de R$ 2 mil no preço dos SUVs, a tecnologia é o primeiro passo para criar uma cadeia de fornecedores e fomentar a eletrificação em massa.

BYD Shark

A BYD é uma das marcas mais badaladas de 2024. A marca chinesa é a décima em emplacamentos, com mais de 66 mil licenciamentos. E olha que até o momento só importa seus carros.

Depois do sucesso com Dolphin e Dolphin Mini, a chinesa quer ganhar terreno no segmento de picapes médias. Mas ao contrário da Fiat, que apostou na receita básica, a BYD trouxe a Shark.

A Shark é a primeira picape média híbrida do mercado. Ela combina motor 1.5 turbo com três unidades elétricas que somam 430 cv, o que faz dela a picape mais potente do mercado. Lançada no segundo semestre, ainda emplacou pouco menos de 200 unidades, mas a marca acredita no potencial e pretende fabricá-la em Camaçari (BA). 

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