ONE-OFF

Ferrari apresenta SP51, modelo feito para colecionador da marca

Marcelo Jabulas
@mjabulas
Publicado em 01/10/2022 às 12:45.

(Ferrari/Divulgação)

Comprar uma Ferrari não é fácil. Além de ser cara, não basta chegar no portão de Maranello com um saco de dinheiro. A Ferrari faz uma análise do cliente, não de crédito, mas do perfil do postulante a ferrarista. 

O canadense Justin Bieber, inclusive, teve sua ficha negativada recentemente. Mas tem clientes que têm uma espécie de cartão fidelidade da marca e que inclusive podem encomendar um modelo único, os chamados One-Off.

São sujeitos como Eric Clapton e outros clientes que não têm uma, mas um monte de Ferraris na garagem. A mais nova criação de exemplar único é a SP51. O carro foi encomendado por um colecionador de Taiwan.

A série SP, sigla para projetos especiais, conta com modelos como a SP Unica, SP38, SP3JC, assim como a SP12 EC, com as iniciais do guitarrista britânico. Geralmente, são carros construídos sobre a base de modelos regulares, como 488 e F12.

Para a SP51 foi utilizada a base da 812 GTS, versão targa da Superfast. Ou seja, estamos falando de um carro com motor V12, montado em posição central dianteira, com um capô imenso e traseira curta, como determina os dogmas de um legítimo Gran Turismo. 

Mas o cliente não queria um GT ou targa, ele pediu um roadster (conversível de dois lugares). E para adequar o projeto ao gosto do ilustre freguês, a Ferrari modificou drasticamente a carroceria. Para-choques, capô, faróis, painéis laterais, traseira, tudo redesenhado.

Se alguém disser que há certa “inspiração” no Dodge Viper RT/10, não vou dizer que não. Detalhes sobre o capô, o santo-antônio integrado, são elementos que remetem ao muscle car de Detroit, mesmo que provoque a ira dos ferraristas. Se a base é da 812, logicamente o motor é o mesmo. A SP51 conta com o V12 6.5 aspirado de 830 cv e 72 kgfm de torque, combinado com uma transmissão de dupla embreagem Magna 7DCL750 de sete marchas. A tração é traseira, como deve ser em qualquer Ferrari.

Os números de desempenho não foram informados. Mas certamente aceleração de 0 a 100 km/h está próxima dos três segundos e a velocidade máxima perto dos 330 km/h.

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