Depois de Kia, Hyundai, Volkswagen, Ford e Nissan, finalmente a Fiat se rendeu aos motores três cilindros e lançou a família Firefly, que por hora é exclusivo do Uno. Considerado como um dos conceitos mais eficazes para propulsores compactos, o tricilíndrico se destaca pela menor massa e quantidade de componentes móveis, que se traduz em menor atrito e perda de calor. Em bom português significa melhor eficiência energética. Ou seja, menor consumo.
Assim como boa parte dos fabricantes que adotam essa configuração, o bloco é feito de alumínio, por ser mais leve, com troca de temperatura mais rápida que as unidades em bloco fundido. No entanto, a Fiat subverteu um dos ingredientes e, ao invés de utilizar um duplo comando de válvulas, os italianos optaram por um comando simples e o motorzinho tem apenas seis válvulas, mas com recurso de variador de fase na admissão.
E a razão está no fundamento de que quanto menos peças móveis, menor é o atrito e, consequentemente, menos desperdício e energia para funcionar o motor. Por outro lado, a unidade entrega 10,9 mkgf de torque a 3.250 rpm, por conta da elevada taxa de compressão na ordem de 13,2:1. Já a potência do motorzinho é 77 cv, valor bem abaixo dos concorrentes que giram entre 82 e 85 cv.
Motor 1.3
Junto com a unidade 1.0, a Fiat também apresentou o Firefly 1.3, com quatro cilindros, que rende 109 cv e 14,2 mkgf de torque. Trata-se de praticamente a mesma unidade, mas com um cilindro a mais e outras duas válvulas (admissão e escape).
A unidade, ainda exclusiva ao Uno, substitui o atual 1.4 de 88 cv, equipando as versões Way e Sporting. Posteriormente, será empregado nos demais modelos de baixa cilindrada.
Desenvolvido pelo time global da FCA, as unidades da família Firefly terão aplicaçãi restrita ao mercado latino
Mercado
De acordo com os executivos, a empresa investiu em uma nova unidade de fabricação de motores, totalmente robotizada, com capacidade para produzir até 400 mil blocos da família Firefly. “Estes motores foram desenvolvidos pelo time global da FCA, mas é um produto destinado para o mercado latino-americano, sendo utilizado apenas em Betim e também na fábrica de Córdoba”, explicou o Diretor de Brand (marca) da FCA no Brasil, Calos Eugênio Dutra”.
Uno
Com novos corações, o Uno passa a custar R$ 41.840 na versão Attractive 1.0 e pode chegar a R$ 53.690, na versão Sporting 1.3, equipada com transmissão automatizada Dualogic, controle de estabilidade (ESC), assim como assistente de partida em rampa (Hill Holder).