LANÇAMENTO

Fiat Strada ganha versões turbo para colar na Montana

Marcelo Jabulas
@mjabulas
12/08/2023 às 21:10.
Atualizado em 05/09/2023 às 21:13

(Marcelo Jabulas)

FLORIANÓPOLIS (SC) - A Fiat acaba de lançar a linha 2024 da Strada com suas versões turbo. A topo de linha Ranch passa a contar com o novo motor, assim como a inédita Ultra. As duas custam R$ 133 mil e repetem a mesma receita adotada na Toro.

A chegada da Strada Ultra e o motor turbo coroa o com desempenho da picape que em em três anos vendeu 360 mil unidades. Líder geral de emplacamentos em 2021 e 2022, a Fiat pode se dar ao luxo de criar variantes mais requintadas para sua picadinha.

Ranch e Ultra são o mesmo carro. Contam com o mesmo motor Turbo 200 1.0 de 130 cv e 20,4 kgfm de torque, combinado com transmissão do tipo CVT, que emula sete marchas. Os para-choques dianteiros (exclusivos, assim como na Toro) são os mesmos. 

Os conteúdos são os mesmos e o que muda, como na irmã, são detalhes de acabamento nas rodas e parte da decoração interna. Uma é mais “campo” e a outra é mais “cidade”.

Assim a Strada turbo chega com direção elétrica, ar-condicionado digital, computador de bordo, multimídia Uconnect (com câmera de ré, conexão Apple CarPlay e Android Auto, porta USB, rádio FM e AM). A picape ainda conta com carregamento por indução, vidros e retrovisores elétricos, controle de tração TC+ (que faz as vezes do bloqueio de diferencial), bancos revestidos em couro, volante revestido em couro, faróis de neblina, luz diurna em LED, rodas de liga leve aro 17 e capota marítima.

Na parte de segurança, a Strada joga com o regulamento. Ela conta com quatro airbags, controles de tração e estabilidade. Faltam assistentes de condução. A Fiat oferece estes equipamentos na Toro e Fastback e poderia aplicar na Strada. Nem o controle de cruzeiro (piloto automático) não consta na lista da picape.

Ao volante

Por outro lado, o comportamento da Strada turbo impressiona. O fôlego que faltava no motor 1.3 de 107 cv sobra na unidade turbo. O casamento do CVT com o bloco é tão bom quanto vimos no Pulse e Fastback. 

O carro desenvolve rápido, as relações variáveis da caixa não deixam a rotação cair na faixa de baixa pressão da turbina. Assim, nunca há lag no turbo e picapinha sempre tem torque sobrando.

A Fiat afirma que trocou as pastilhas de freio e amortecedores para se equalizarem com o motor mais potente. O motor também recebeu calibração para se adequar ao conjunto. A Strada freia bem, mas a suspensão traseira continua dura. Afinal, é o feixe de molas que fez da Strada a picape mais procurada do mercado.

Play

Segundo o time de marketing a Strada se divide nos universos Work e Play. O primeiro é para trabalho. O segundo para uso pessoal e recreativo. Na geração passada, a esmagadora maioria das vendas era no modo Work. Com a chegada da nova geração, a balança se equilibrou. 

Hoje 45% das vendas da Strada são destinadas para o uso pessoal e não profissional. Com as versões turbo, a Fiat espera que elas representem 20% do mix da picape. Nos últimos dois anos foram 220 mil unidades. Nessa toada seria algo em torno de 20 mil unidades anuais.

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