Sistemas de conectividade se tornaram corriqueiros nos automóveis. Android Auto, Apple CarPlay, assim como modernas ferramentas que permitem monitorar o carro pelo celular e outras ainda mais avançadas que são capazes de atualizar o carro no chamado padrão Over The Air.
Mas muito antes de tudo isso fazer parte do cotidiano dos motoristas, a General Motors já tinha criado o OnStar. Trata-se de um assistente remoto, que permite que o motorista solicite auxílio para uma central exclusiva da GM.
Com ele, é possível fazer uma chamada para a central e solicitar auxílio sobre pontos de interesse em suas imediações. Solicitar, por exemplo, o endereço de uma oficina, restaurante o que for necessário. Ele ainda conta com um botão de emergência. Caso o motorista sofra um acidente, basta tocar no botão vermelho (no retrovisor) e pedir socorro ao atendente OnStar.
O serviço conta com uma modalidade gratuita (por 10 anos), com funções limitadas. Já os planos mais sofisticados têm anuidades entre R$ 950 e R$ 1,4 mil.
O OnStar foi lançado nos Estados Unidos em 1996, mas só chegou ao Brasil em 2015. Agora, no apagar de 2024, a GM comemora a marca de 1 milhão de carros equipados com OnStar na América do Sul.
Primeiro modelo com OnStar
Quando o serviço estreou no Brasil, o primeiro modelo a ser equipado com o recurso foi o Chevrolet Cruze, de primeira geração. A funcionalidade estava disponível tanto na versão sedã, como no hatch Sport6. Hoje, a Chevrolet oferece o OnStar em toda sua gama, desde o Onix até os futuristas Blazer EV e Equinox EV.