TESTE

Guiamos o Chevrolet Onix Plus LT, com câmbio manual e que 'não bebe em serviço'

Marcelo Jabulas
@mjabulas
Publicado em 10/09/2022 às 11:43.

(Marcelo Jabulas)

O segmento de sedãs vive uma crise desencadeada pelos SUVs e picapes. Hoje o consumidor, que ainda tem poder de compra, para levar um carro novo prefere apostar nos jipinhos.

Não porque são melhores, mas porque têm maior valor agregado. E como brasileiro compra carro sempre pensando na revenda, o SUV se tornou uma aposta segura.

No entanto, são mais caros e menos práticos que um sedã. Quem precisa levar muita bagagem sabe que raros são os utilitários que oferecem porta-malas no padrão de um sedã.

Além disso, nenhum custa o mesmo que um compacto de três volumes. É o caso do Chevrolet Onix LT. A versão de entrada do sedã da GM, custa R$ 84.590.

Com motor 1.0 (aspirado) de 82 cv e transmissão manual de seis marchas, é o sedã mais barato da marca e briga com as opções de acesso do segmento, como o Fiat Cronos 1.0. E mesmo apesar da ausência do motor turbo de 116 cv, esse sedã tem seus trunfos.

E seu principal argumento é a eficiência. Mas o amigo leitor pode se perguntar: “mas um sedã 1.0 geralmente não é fraco e precisa esticar demais a rotação, o que compromete o consumo?”

Geralmente, sim. Mas o segredo desse Chevrolet está na combinação da transmissão e o bom torque do motor três cilindros. Tudo isso garante um consumo surpreendente, na casa de 14,5 km/l no combinado entre trajeto urbano e rodoviário, com gasolina.

Essa versão se mostra como uma escolha indubitável para quem busca um carro novo e não pode apostar num modelo mais sofisticado, que já estourou a casa dos R$ 100 mil. A considerar que o valor médio dos modelos de entrada também estão acima dos R$ 75 mil (com excessão subcompactos como Fiat Mobi e Renault Kwid), talvez seja mais interessante esticar um pouco o financiamento e levar para casa um carro maior e com bom pacote de conteúdos.

Em dias de petróleo salgado, esse sedã se mostra uma escolha prática e racional.

Raio-x Chevrolet Onix Plus LT 1.0

O que é?
Sedã compacto, quatro portas e cinco lugares.

Onde é feito?
Fabricado na unidade de Gravataí (RS).

Quanto custa?
R$ 84.590

Com quem concorre?
O Onix Plus LT briga na base do segmento de sedãs. Ele disputa terreno com as opções mais simples de Fiat Cronos, Hyundai HB20, Nissan Versa e Toyota Yaris.

No dia a dia
Depois de rodar em diversas versões do Onix Plus, com motor turbo, pairava uma curiosidade sobre o comportamento da combinação da carroceria três volumes com motor 1.0 de aspiração natural. Afinal, depois de atestar o comportamento modesto de antepassados como Classic e Prisma, a curiosidade sobre esse Onix Plus “manco” era grande.

Mas o carrinho resolve bem, menos com 34 cv a menos e cerca de 60% menos torque. Essa versão não oferece os mesmos conteúdos fartos das versões LTZ e Premier. Mas também não decepciona. A versão testada conta com direção elétrica, computador de bordo, ar-condicionado analógico, multimídia MyLink (com Android Auto, Apple CarPlay e câmera de ré). O modelo ainda oferece vidros e retrovisores elétricos e partida sem chave (que exige pés nos pedais de freio e embreagem ao mesmo tempo para girar o motor).

O acabamento é simples, apesar de seguir o mesmo layout das demais versões. Mas a montagem é boa. O estofamento em tecido deixa claro que estamos na opção mais espartana do sedã da gravatinha.

Mas o que importa é que o espaço interno é farto, assim como os 470 litros do porta-malas, que apesar de ser um pouco menor que o do Prisma, resolve muito bem. 

Motor e transmissão
O Onix Plus LT é equipado com motor 1.0 três cilindros de 82 cv e 10,6 kgfm de torque. Trata-se uma unidade que entrega toda sua força em elevados 4.100 rpm e que não foge ao padrão de seus rivais de baixa performance.

Mas o pulo do gato da GM está na transmissão. O sedã utiliza uma caixa manual de seis velocidades, com as duas primeiras marchas bem curtinhas e as quinta e sexta bem longas.

Essa combinação garante ao carrinho força para arrancadas em ladeiras e com bagagem, assim como baixo giro e manutenção da velocidade de cruzeiro na estrada. Claro que pé esquerdo e a mão direita vão trabalhar bastante para manter o bom desempenho do sedã, mas é custo de sua eficiência

Como bebe?
O consumo com gasolina foi de 14,5 km/l no combinado entre trajetos urbano e rodoviário.

Suspensão e freios
A suspensão segue o mesmo padrão da categoria, fazendo uso do conjunto independente (McPherson) na frente e eixo rígido na traseira. Já os freios utilizam a trivial configuração de discos na frente e tambor atrás. 

Palavra Final
O Onix Plus LT é um carro racional, para o consumidor que precisa de espaço interno e um porta-malas generoso. Trata-se de uma opção interessante para quem ganha a vida ao volante, como taxistas e motoristas de aplicativos, uma vez que o baixo consumo, pode favorecer no faturamento e a oferta equilibrada de conteúdos garante comodidade na jornada de trabalho.

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